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Teleatendimento para democratizar o acesso à odontologia e à medicina

Ampliar acesso da população a consultas e assistência à saúde a distância é uma necessidade inescapável na agenda brasileira

Por Marcelo Schettini, cirurgião-dentista*
Atualizado em 26 fev 2022, 11h31 - Publicado em 26 fev 2022, 11h31
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  • Estamos prestes a completar dois anos de pandemia. São mais de 700 dias enfrentando desafios diários, nos adaptando a uma nova realidade e, devido ao medo do contágio e às restrições, sofrendo com o agravamento de outras doenças que ficaram em um segundo plano, tantas vezes ingenuamente.

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    Nesse tempo, consultórios odontológicos e médicos se esvaziaram, muito embora os problemas na boca e no resto do corpo não tenham diminuído.

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    Mesmo redobrando os cuidados de higiene e seguindo todos os protocolos de segurança, em um momento de instabilidade econômica, grande parcela da população teme ainda sair de casa e reduziu sua frequência na busca por atendimento, o que abre caminho a sérios danos à saúde.

    + Leia também: O que está por trás do mau hálito?

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    É nesse momento crucial, em que mais e mais pessoas sofrem por não ter a orientação profissional correta, o acompanhamento de qualidade e as opções seguras e adequadas de tratamento odontológico ou médico, que a tecnologia e a inovação se mostram vitais para democratizar o acesso à saúde. Nas crises também surgem grandes iniciativas.

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    Estamos vendo em 2022 que é cada vez mais possível utilizar esses recursos e avanços para fazer o bem. Além da telemedicina, hoje já contamos com a odontologia online, que consiste em atendimentos personalizados à distância, via celular ou computador, e é uma realidade palpável aos brasileiros.

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    Essa é uma tendência que devemos abraçar e capaz de viabilizar mais triagens, diagnósticos e acompanhamento no tratamento.

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    A telessaúde não é mais futuro, já se faz presente e ajuda a desafogar postos de saúde, pronto-socorros, leitos hospitalares. Antecipa curas e salva vidas. Por isso, investir em projetos populares que ligam médicos e dentistas aos pacientes é mais que necessário. A dor, de dente ou em outro lugar, não pode esperar.

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    Muitas instituições já detêm tecnologia ao alcance de todos, só que boa parte da população não tem acesso a ela. Todo mundo que já sentiu dor ou outro desconforto sabe como é ruim não ter orientação e assistência.

    * Marcelo Schettini é cirurgião-dentista, fundador e idealizador da Instituição SOS Dental Social

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    Uma saúde mais democrática e digital significa também mitigar a incidência, a recorrência e a intensidade desses problemas que afetam diariamente tantos brasileiros. Definitivamente, ela não pode ficar restrita a uma pequena parcela da nossa sociedade.

     

     

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