Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Com a Palavra

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Neste espaço exclusivo, especialistas, professores e ativistas dão sua visão sobre questões cruciais no universo da saúde
Continua após publicidade

Dor e inchaço nas articulações? Pode ser artrite psoriásica

Essa doença inflamatória pode ser confundida com outros quadros, atrasando o diagnóstico em até cinco anos. Até lá, o paciente não consegue se tratar

Por Murillo Dório, reumatologista*
18 abr 2023, 10h05

Você já imaginou viver com uma doença inflamatória crônica por cerca de cinco anos antes de receber o diagnóstico correto?

Esse costuma ser o início da jornada da maioria dos pacientes com artrite psoriásica – e alguns fatores podem colaborar para essa situação.

Um deles é que normalmente os primeiros sintomas são confundidos com os de outras doenças.

A artrite psoriásica é uma doença inflamatória crônica que causa dor e inchaço das articulações das mãos, punhos, joelhos, tornozelos, pés e até da coluna. Dor na sola do pé (fascite plantar) e tendinite no calcanhar e nos cotovelos também são comuns.

Outro fator que pode contribuir para o atraso no diagnóstico e, consequentemente, para o início do tratamento adequado é a demora em encontrar o especialista correto – ou uma indicação por parte dos médicos que atendem o paciente.

Muita gente não sabe, mas o profissional indicado para lidar com a artrite psoriásica é o reumatologista. É ele quem vai saber diagnosticar e indicar o tratamento adequado ao paciente para preservar a sua qualidade de vida.

Continua após a publicidade

+ LEIA TAMBÉM: Quando a imunidade se volta contra o próprio corpo

Artrite psoriásica e psoríase: qual a relação?

A artrite psoriásica está associada à doença de pele chamada psoríase, caracterizada por placas vermelhas e descamativas no corpo e alterações nas unhas.

Dados mostram que cerca de um a cada três pacientes com a psoríase apresentará a artrite psoriásica ao longo da vida.

Isso mostra não só a importância de descobrir e tratar adequadamente essas doenças, como também de se adotar uma abordagem multidisciplinar e um olhar integral para o paciente com psoríase e artrite.

A artrite psoriásica é uma doença imunomediada, o que quer dizer que o sistema imunológico começa a achar que as proteínas de células de diferentes partes do corpo são estranhas. Por esse motivo, envia células de defesa para atacá-las.

Isso gera inflamação, destrói estruturas e causa diferentes sintomas nos pacientes.

Continua após a publicidade

A condição é considerada sistêmica, o que significa que afeta todo o corpo, ao invés de apenas um órgão ou região, e causa efeitos variados.

Daí porque ela também é associada a comorbidades, como obesidade, hipertensão, diabetes, infarto e até mesmo ansiedade e depressão.

+ LEIA TAMBÉM: Psoríase: o que é sintomas, causas, diagnóstico e tratamento

Quais as causas por trás da artrite psoriásica?

Elas ainda não são totalmente compreendidas, mas podem estar associadas a fatores genéticos, obesidade e alterações na microbiota intestinal.

Sabe-se que ela atinge milhares de pessoas em todo o mundo, em sua maioria indivíduos jovens, com idade entre 20 e 50 anos, em plena fase produtiva da vida.

O problema é que, se não tratada corretamente, a doença acaba contribuindo para a redução da produtividade no trabalho, resultando em faltas frequentes e prejuízos financeiros.

Continua após a publicidade

BUSCA DE MEDICAMENTOS Informações Legais

DISTRIBUÍDO POR

Consulte remédios com os melhores preços

Favor usar palavras com mais de dois caracteres
DISTRIBUÍDO POR

Como é o tratamento

A artrite psoriásica não tem cura, mas há tratamentos que aliviam os sintomas e devolvem a qualidade de vida para o paciente.

O manejo envolve principalmente o uso de medicamentos que controlam a dor e inflamação nas articulações, como os anti-inflamatórios e alguns imunossupressores.

Entre o que há de mais inovador no tratamento da artrite psoriásica estão os imunobiológicos, que atuam em alvos específicos envolvidos no processo inflamatório, amenizando – e, em alguns casos, até mesmo eliminando – os sinais e sintomas da doença.

Esses medicamentos são produzidos por meio de processos biotecnológicos.

Continua após a publicidade

Os avanços da ciência mostram que é possível tornar a jornada do paciente menos desafiadora.

Use a caixa de busca ou clique no índice para encontrar o verbete desejado:

Hoje, temos medicações com rápida resposta clínica, remissão sustentada em longo prazo e posologia cômoda, com maior intervalo entre as doses.

Agora que você já sabe de tudo isso, vale ficar atento aos sinais da doença e procurar um reumatologista caso algum deles apareça.

Quando a artrite psoriásica é confirmada, é fundamental que o paciente converse com o seu médico sobre os próximos passos e todos os cuidados necessários.

Continua após a publicidade

O tratamento adequado – somado a hábitos de vida saudáveis – é capaz de aliviar os sintomas e criar condições para que o paciente conquiste a sua qualidade de vida de volta, sem dor.

*Murillo Dório é reumatologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, do Núcleo Avançado de Reumatologia do Hospital Sírio-Libanês e da Imuno Brasil.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.