Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Com a Palavra

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Neste espaço exclusivo, especialistas, professores e ativistas dão sua visão sobre questões cruciais no universo da saúde
Continua após publicidade

Dia Nacional da Saúde Bucal: dentista dá dicas para preservar o sorriso

Não há segredo para manter os dentes e a gengiva saudáveis, mas é preciso disciplina e cuidados diários

Por Fernanda Oliani, dentista*
25 out 2023, 09h52

Manter um sorriso bonito e a saúde bucal em dia, evitando problemas mais sérios e até a perda dos dentes, é relativamente simples. A seguir, daremos algumas dicas para isso:

Higiene sempre (e do jeito certo)

Com uma boa higienização diária e acompanhamento profissional, que devem estar presentes em todas as fases da vida, é possível evitar cárie dentária, inflamação gengival, desgaste dentário, além de diagnosticar tais problemas de forma precoce.

A escovação dos dentes, o uso do fio dental e, quando possível, do enxaguante bucal, são cuidados constantes, sempre após as refeições e sem esquecer de escovar a língua.

O uso do fio dental promove a remoção mecânica de resíduos alimentares entre os dentes, prevenindo o desenvolvimento de doenças ocasionadas pelo acúmulo de placa bacteriana como a doença periodontal e cárie interproximal.

Continua após a publicidade

Não pule a escovação da noite

É recomendável fazer a higienização ao menos três vezes ao dia, principalmente antes de dormir.

Durante o sono, o fluxo de saliva costuma diminuir e a boca se torna um ambiente favorável para a ação de bactérias causadoras de cáries e outas doenças.

Esse é um hábito simples e o mais importante para assegurar uma boa saúde bucal.

Continua após a publicidade

Evite bebidas alcoólicas e cigarro

O álcool e o tabagismo também são vilões para a cavidade oral.

As substâncias químicas presentes nos dois atuam na redução da quantidade e da qualidade da saliva. Essa mudança leva à ocorrência de mau hálito e atua na redução da oxigenação dos tecidos bucais, o que é desfavorável ao processo de cicatrização.

A nicotina, presente no tabaco, acumulada nos dentes, também contribui para o amarelamento e surgimento de manchas escuras.

Continua após a publicidade

+ Leia também: Cigarros eletrônicos são um perigo para a saúde bucal

Maneire no açúcar

Quando o consumo de açúcar é exagerado e a higienização não é eficiente, a placa bacteriana se acumula na superfície dentária e o desenvolvimento da cárie é iminente.

Uma boa saúde bucal precisa estar aliada com uma dieta saudável. Por esse motivo, é importante evitar os doces ou consumir com moderação.

Continua após a publicidade

Preste mais atenção na sua boca

Quando dizemos que a “saúde começa pela boca”, é a mais pura verdade. Doenças sistêmicas podem se desenvolver ou ser agravadas pelos hábitos alimentares e de higiene.

A quantidade e a qualidade da produção de saliva, a eficiência mastigatória (ter todos os dentes para mastigar) e outros fatores possuem influência na saúde geral e qualidade de vida das pessoas, por isso a importância de cuidar bem da região.

Alguns hábitos, como bruxismo e apertamento dentário, ou até mesmo “usar” os dentes como ferramenta para abrir embalagens, por exemplo, podem ocasionar trincas ou fraturas de restaurações e/ou dentes.

Continua após a publicidade

Atenção aos ácidos

Por fim, a ingestão de alimentos ácidos, como limão e laranja, é boa para a imunidade, mas o consumo em excesso pode prejudicar a saúde bucal.

Isso porque a alta acidez desses itens, somada ao uso de dentifrícios e força excessiva na escovação, pode desgastar o esmalte dentário.

Nesses casos, o ideal é aguardar um período de 30 minutos a 1h após a ingestão para daí então realizar a limpeza, com a finalidade de neutralizar o pH bucal.

*Fernanda Oliani, é dentista e consultora técnica da Oral Sin

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.