Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Com a Palavra

Por Blog Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Neste espaço exclusivo, especialistas, professores e ativistas dão sua visão sobre questões cruciais no universo da saúde
Continua após publicidade

A medicina preventiva precisa estar dentro das empresas

Cuidado com a saúde dos colaboradores passa hoje por visão estratégica das companhias e pode ser amparado por novas tecnologias

Por Mauro Silva Jr, médico e CEO da Truvio*
23 set 2021, 10h28
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A prevenção como disciplina é relativamente jovem no contexto da medicina moderna. Na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), uma das universidades públicas de maior prestígio na área, ela foi fundada em 1965. O modelo de assistência centrado em hospitais no âmbito privado e o papel preponderante da rede pública no cuidado primário e secundário contribuíram para o relativo insucesso da atenção médica preventiva dentro das empresas em geral.

    Do ano de 1998 para cá, quando o formato atual dos planos de saúde se desenhou, o cuidado preventivo passou inicialmente por um longo período de desconfiança para só recentemente entrar na pauta de ações dos principais players do mercado. As controvérsias sobre o tema também colaboraram com tal cenário.

    Quando o tema vem à tona, é comum as pessoas imaginarem o direcionamento de recursos para a detecção e tratamento de doenças a um custo mais baixo a fim de aumentar a expectativa de vida. Entretanto, isso nem sempre é verdadeiro sob o aspecto econômico, o que prejudica e posterga a tomada de decisão.

    Contudo, a prevenção eleva significativamente a qualidade e a expectativa de vida da população, levando as empresas ao desafio de equilibrar os dois fatores em seus planos estratégicos. E esta não é tarefa das mais simples.

    Algumas questões se fazem presentes na cabeça do empresário e do gestor nesse momento. Muitos ainda se questionam se devem investir na prevenção ou no tratamento de doenças, se faz sentido estimular os funcionários a fazerem mais exames o que pode aumentar o absenteísmo – e quais serão os custos.

    Continua após a publicidade

    + LEIA TAMBÉM: Guia reúne dicas para sensibilizar empresas sobre casos de depressão

    Para ajudar a responder, vale destacar o papel da tecnologia ao longo dos últimos anos. O sistema médico agregou o termo preditivo em seu rol de ações e passou a aceitar o uso de ferramentas de inteligência artificial, machine learning e até mapeamentos epidemiológicos para ajudar a responder às perguntas acima com mais precisão a partir de evidências.

    Nesse sentido, ao direcionar os recursos para a prevenção de forma estratégica, as empresas têm como retorno a redução de faltas, funcionários mais saudáveis e produtivos, sem falar em reajustes menores nos planos – que também dependem do uso do serviço e das características dos colaboradores.

    Por outro lado, para o indivíduo, que não sofre com o viés financeiro da decisão, a atenção na questão preventiva é sempre bem-vinda, uma vez que dá a oportunidade de identificar e tratar problemas mais graves de forma antecipada. Além disso, tal olhar aumenta as chances de melhora no desempenho profissional por conta de uma vida com mais equilíbrio.

    Continua após a publicidade

    Adicionalmente, a percepção de valor é significativamente maior nos indivíduos que atualmente são cuidados rotineiramente em comparação com aqueles que recebem apenas assistência quando adoecem.

    Por fim, seja qual for a solução encontrada, é preciso que gestores e empresários busquem soluções fora da caixa. Hoje existem ferramentas no mercado capazes de indicar o melhor caminho e que ajudam a trazer resultados positivos tanto para as companhias quanto para seus colaboradores. É preciso pensar nisso!

    * Mauro Silva Jr. é médico, mestre em Administração de Hospitais e Sistemas de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e CEO da healthtech Truvio

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.