Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Fígado bovino e coração de galinha

Qual dos dois é mais nutritivo?

Por Thaís Manarini
Atualizado em 10 abr 2023, 16h59 - Publicado em 24 nov 2015, 14h07
Alex Silva
Alex Silva (/)
Continua após publicidade

Antes de torcer o nariz para os miúdos (como fígado e o coração são conhecidos), saiba que eles esbanjam certos nutrientes: além de proteínas, zinco e vitaminas A, B6 e B12, a dupla carrega um tantão de ferro. É por causa desse mineral, inclusive, que muita gente comeu fígado na infância – época em que a anemia é mais incidente. Mas esses atrativos não justificam um consumo desenfreado dos dois alimentos. “Eles apresentam alto teor de gorduras pouco saudáveis. E, em excesso, isso eleva o risco de problemas cardiovasculares e outras doenças crônicas”, avisa a nutricionista Lara Natacci, da DietNet, em São Paulo. Segundo a expert, o ideal é colocar os miúdos no prato uma vez por semana. E só. Tão importante quanto a moderação é a forma de preparo. “O melhor é grelhar ou assar”, diz. Mas não até o ponto de surgir aquela crosta escura – um sinal da formação de substâncias perigosas para a saúde. Abaixo, você conhece a composição dos alimentos grelhados.

ENERGIA
Coração      207 cal
Fígado        225 cal

PROTEÍNA
Fígado        29,9 g*
Coração      22,4 g

GORDURA
Fígado            9 g
Coração      12,1 g

GORDURA SATURADA
Coração       3,5 g
Fígado         4,7 g

Continua após a publicidade

FERRO
Coração       6,5 mg
Fígado         5,8 mg

ZINCO
Fígado          4 mg*
Coração     3,4 mg

(os valores se referem a 100 gramas dos alimentos)

PLACAR SAÚDE
Coração 3 x 3 Fígado (Empate)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ECONOMIZE ATÉ 41% OFF

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.