O laboratório Galena acaba de trazer ao país uma novidade para quem sofre com a falta de vontade de fazer sexo. Trata-se do extrato de feno-grego, erva que, apesar do nome, é utilizada há milênios na medicina indiana.
“Os estudos mostram que ela ajuda a regular os níveis de testosterona, hormônio que está relacionado às aptidões sexuais”, destrincha a farmacêutica Cláudia Coral, do Galena.
O produto será disponibilizado nas farmácias de manipulação em duas versões: uma para o público masculino e outra para o feminino. A diferença está na dosagem das fórmulas.
Porém, antes de sair tomando qualquer comprimido ou cápsula por aí, é importante consultar o médico para descobrir as origens da queda na libido e ver se essa é a melhor solução para o seu caso. A primeira coisa que o profissional de saúde faz é avaliar o paciente e pedir exames, que ajudam a descobrir se a libido em baixa não se origina de uma queda hormonal, uma desordem na tireoide ou uma depressão, por exemplo.
“Em alguns casos, é possível lançar mão de remédios e psicoterapia para reverter o quadro”, diz a psiquiatra Carmita Abdo, do Hospital das Clínicas de São Paulo.
Afrodisíacos funcionam?
Diversas receitas prometem dar um gás na hora H. Infelizmente, não existem muitas provas científicas da eficácia delas. De qualquer forma, conheça alguns itens que podem ajudar
Açafrão: em camundongos, esse tempero elevou a atividade sexual dos machos.
Ginseng: parece ter efeito nos vasos sanguíneos de todo o corpo, o que facilitaria a ereção.
Maca peruana: seus dotes são relatados por séculos e agora são estudados com mais critério.
Oleaginosas: ricas em magnésio, mineral com papel em fatores que influenciam no sexo.
Ostras: são uma boa fonte de zinco, outro componente básico para uma boa saúde sexual.
Pimenta e cia: tudo que dá sabor e aroma diferentes numa refeição especial aumentaria o apetite na cama.