Outubro Rosa: Revista em casa por 9,90
Continua após publicidade

Cuidados essenciais para manter os pés saudáveis no carnaval

Eles são bastante exigidos durante os dias de folia. Mas dá para escapar de rachaduras, dores, bolhas, calos e outros problemas com medidas simples

Por Giovana Feix
Atualizado em 26 fev 2019, 18h45 - Publicado em 8 fev 2018, 12h08
pés calo bolha carnaval andar demais tênis meia cuidados saúde
Meu pé, meu querido pé, que me aguenta o carnaval inteiro... (Foto: Gustavo Arrais/SAÚDE é Vital)
Continua após publicidade

Para muita gente, o carnaval é sinônimo de longos períodos pulando, dançando, caminhando… Mas tem quem sofra em meio a tanta diversão: são os nossos pés.

Só que ninguém da SAÚDE vai estragar o clima de folia e pedir para curtir a folia com os pés para o alto – até porque ficar parado faz mal para a saúde! Com base em informações da Associação Brasileira de Estomaterapia, elencamos os segredos para aproveitar o carnaval com saúde (e sem dor!). Confira:

Corte as unhas retinhas e não muito curtas

Essa tática evita que a unha encrave no dedo, o que é mais comum quando ficamos andando de um bloquinho a outro. “Também não corte os cantos nem retire as cutículas”, sugere, em comunicado à imprensa, a enfermeira estomaterapeuta Luciana Catunda, presidente da Associação Brasileira de Estomaterapia – Seção Ceará.

Se a unha encravar mesmo assim, lembre-se: é importante recorrer a um profissional especializado para não piorar o quadro.

Escolha meias e sapatos adequados

Para a hora da folia, é legal deixar que os pés respirem, escolhendo calçados mais abertos e arejados. Isso evita o surgimento de calos e bolhas. “Se for necessário usar sapatos fechados, a melhor escolha são tênis de tecido”, orienta Luciana.

Continua após a publicidade

Quanto às meias, prefira as de algodão, já que absorvem melhor o suor e protegem o pé de fungos e bactérias. Optar por peças claras (de preferência, brancas) é outra boa ideia: elas seguram menos calor que as demais. Também preste atenção ao elástico da meia, que não deve apertar os pés ou as pernas.

Limpe e proteja os pés

Para quem transpira muito, é recomendado se valer de antissépticos e caprichar na higienização dos sapatos (fechados ou abertos). Mais: varie entre os calçados e deixe-os ao sol sempre que possível.

Já para evitar a formação de bolhas, é possível usar protetores de silicone. Eles costumam ser aplicados nos locais onde há maior risco, como o calcanhar e o dedão. Esse item também pode aliviar os incômodos de quem sofre com uma joanete.

Ah, e caso tenha optado por um sapato aberto, não se esqueça de aplicar filtro solar nos pés. Essa região é comumente esquecida – e vítima de queimaduras bem chatas.

Continua após a publicidade

Hidrate-se

Isso é bom para o corpo todo, na verdade. Como carnaval é sinônimo de calor e, para algumas pessoas, de uns drinques a mais, é aconselhado beber muita, mas muita água. Quanto aos pés, a hidratação culmina em uma pele firme, forte e resistente a rachaduras.

Após a farra, reserve um tempo para cuidar dos pés

A limpeza dos pés é simples e deve ser feita com sabão. Dê atenção especial aos dedos e aos espaços entre eles. Isso vale tanto para a higienização quanto para a secagem, que deve ser feita com uma toalha.

Se você estiver dolorido, um escalda-pés pode ser chave. “Coloque os pés em um recipiente com creme hidratante e óleos minerais diluídos em água morna”, propõe Luciana. “Deixe-os lá durante cerca de 20 minutos”.

Já se os membros inferiores estiverem inchados, eleve os pés a uma altura um pouco acima da cabeça para melhorar a circulação na área.

Já para hidratar a região, muitas vezes é preciso recorrer a um produto especial. Luciana sugere o uso de cremes à base de ureia. “Na hora de usar o hidratante, faça movimentos circulares para aliviar as articulações de qualquer tensão acumulada no dia de folia”, complementa.

Continua após a publicidade

Enquanto isso, mantenha-se sempre atento à aparência e à sensação que tem ao tocar nos pés. “Qualquer sinal diferente ou dor é indício de que será necessário procurar um profissional especializado”, explica a enfermeira.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.