No início de 2020, um estudo provou que o estresse acelera o branqueamento dos cabelos. Parecia premonição. Afinal, logo veio o coronavírus, que deixou todo mundo com os nervos à flor da pele. Em paralelo, salões de beleza fecharam as portas por causa da quarentena. Foi aí que uma porção de gente decidiu assumir de vez os fios brancos.
“Minha mãe descobriu que se gosta mais assim”, conta a dermatologista Valéria Campos, da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Mas ela frisa que esse é um cabelo que tem especificidades. “Ele cresce rápido e possui uma textura mais áspera”, nota.
Além disso, a médica cita a maior sensibilidade: “Os fios aguentam menos tração e processos químicos”. Portanto, para manter a cabeleira platinada bonita e saudável, é preciso certo grau de dedicação.
Como cuidar dos cabelos brancos
Use xampu roxo: Até perder 100% da cor, o fio pode nascer meio amarelado. Esse tipo de produto ameniza a situação.
Hidrate bem: O cabelo branco é mais ressecado. “Mas há máscaras ótimas para hidratá-lo em casa”, diz Valéria.
Recorra ao chapéu: Quando o fio é branco, o couro cabeludo fica mais exposto, elevando o risco de tumores.
Proteja do sol: Sensível, a cabeleira é muito suscetível aos danos da radiação. Utilize produtos com filtro solar.
O que deixa os jovens grisalhos
Já reparou que algumas pessoas ganham fios brancos antes dos 30 anos? Segundo Valéria, a predisposição genética conta bastante nesses casos. Mas há fatores externos que também favorecem essa prematuridade, como exposição a poluição do ar e radiação ultravioleta, além de tabagismo e estilo de dieta.