Clique e assine com até 72% de desconto

4 mandamentos para vencer tumores

Novidades da Associação Americana de Câncer apontam atitudes simples que podem ajudar a eliminar tumores ou impedir que eles voltem

Por Redação M de Mulher Atualizado em 27 out 2016, 20h43 - Publicado em 19 jul 2012, 22h00

Foto: Getty Images

A Sociedade Americana de Câncer divulga as novas recomendações no estilo de vida que ajudam a suprimir a doença e a impedir que ela volte. Confira quatro atitudes que podem ajudar – e muito – na luta contra os tumores.

 
1. Comerás menos carne vermelha e mais vegetais

O consumo excessivo de cortes bovinos e embutidos está associado a modificações celulares que levam ao câncer. Não se trata de aboli-los da dieta, mas dar mais espaço aos peixes. Já frutas e verduras são bem-vindas porque possuem fibras e antioxidantes, substâncias antitumores.

2. Praticarás Exercícios

Continua após a publicidade

A atividade física tem de ser regular, a menos que haja contraindicações – não se deve suar a camisa no período que segue a quimioterapia, por exemplo. “O exercício combate a perda de massa muscular e a fadiga”, conta a oncologista Maria del Pilar Estevez Diz, do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo.

3. Não tomarás suplementos sem consulta médica

Essa medida vale especialmente para os fitoterápicos que prometem combater o problema. Faltam evidências sobre seu efeito, não existem doses seguras e ainda há o risco de interação com o tratamento oficial. Quem quiser usar precisa conversar com o médico antes.

4. Perderás ou manterás o peso

Os quilos a mais parecem favorecer o aparecimento de diversos tipos de tumor, assim como sua recidiva. “A obesidade pode elevar a quantidade de hormônios que contribuem para a doença nas mamas e no endométrio”, exemplifica Maria del Pilar. Olho na balança!

Continua após a publicidade
Publicidade