Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

Pitangatuba: parente da pitanga é rica em carotenoides

Estudos apontam potencial antioxidante e anti-inflamatório de compostos da fruta

Por Valentina Bressan
28 abr 2025, 13h59
Pitanga_e_Pitangão
Pitangatuba é conhecida como "pitangão", por ser maior do que a espécie convencional de pitanga (Sidneypacheco/CC BY-SA 4.0/Wikimedia Commons)
Continua após publicidade

Nativa brasileira, a pitangatuba é comum no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, em especial em regiões de mata de restinga. A fruta é parente do araçá-boi, da uvaia, da grumixama e, como você pode imaginar, da pitanga. Nessa família, a pitangatuba se destaca pelo tamanho por isso, é também chamada de “pitangão”.

Popular nos pomares de quintais brasileiros, o arbusto da pitangatuba atinge até 1 ou 2 metros de altura e gera frutos de coloração amarelada. O “pitangão” pode ter de 3 a 4 centímetros de comprimento. Além de ter uma polpa suculenta, a fruta garante boas quantidades de compostos benéficos para a saúde, como vitamina C e antioxidantes.

Pitangatuba é abundante em carotenoides

As fibras e a vitamina C são apenas alguns dos componentes da pitangatuba. A fruta brasileira é rica em polifenóis: essas substâncias funcionam como antioxidantes e anti-inflamatórios no organismo.

O potencial antioxidante da pitangatuba já foi inclusive comprovado pela ciência. Alguns dos polifenóis presentes na fruta são o ácido hidroxibenzóico, os flavonóis e os elagitaninos. Essas substâncias combatem os radicais livres, ajudando a evitar o envelhecimento precoce e as doenças crônicas ligadas ao estresse oxidativo.

Em estudos feitos em camundongos, os extratos da planta demonstraram ação anti-inflamatória significativa. Eles interferem na rota dos neutrófilos, células de defesa do corpo associadas à cadeia de inflamação do organismo.

Continua após a publicidade

Outro destaque é a presença dos carotenoides, moléculas responsáveis pela cor amarela da fruta. Elas servem como precursoras da vitamina A, sendo convertidas para esse nutriente depois de ingeridas.

Na medicina popular, a planta ganha outros usos: o chá das folhas é usado para combater diarreias e para tratar vitiligo e a despigmentação da pele. Mas a eficácia e a segurança desses preparos não foi atestada por estudos científicos.

+Leia também: O fruto da “árvore da vida”: conheça os benefícios do buriti

Incorpore na dieta

De polpa agridoce, a pitangatuba é boa opção para consumo da fruta fresca ou como ingrediente para receitas. Sucos, geleias e doces podem ser preparados com ela.

Continua após a publicidade

As frutas costumam aparecer nos meses de verão, e são uma boa pedida para compor receitas refrescantes, como sorvetes e drinks.

Compartilhe essa matéria via:

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.