Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Maxixe: quais são os benefícios deste parente do pepino?

Com nome de dança, formato que lembra a mamona e pertencendo ao mesmo gênero do pepino, o maxixe tem benefícios só seus que justificam conhecê-lo melhor

Por Maurício Brum
11 out 2024, 17h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Cuidado para não se confundir! Na natureza, o maxixe até pode lembrar uma mamona comprida, mas seu parentesco mais próximo é com outro vegetal: o pepino. De fato, os dois são tão próximos que pertencem inclusive ao mesmo gênero taxonômico — mas, enquanto o pepino é um Cucumis sativus, o maxixe é enquadrado como Cucumis anguria.

    Os dois são alimentos ricos em água, baixos em calorias, e repletos de benefícios à saúde. Mas, como há algumas diferenças entre eles, vale conhecer mais sobre o maxixe. Sobre o pepino, você fica sabendo mais clicando neste link.

    +Leia também: Compare o maxixe e o pepino

    Quais os benefícios do maxixe?

    Diversos nutrientes essenciais para a saúde são encontrados nesse alimento. Os maiores destaques incluem zinco, cálcio, ferro, fósforo e magnésio, além de vitaminas do complexo B e C, bem como o betacaroteno, importante quando pensamos em vitamina A.

    Todos esses nutrientes contribuem em aspectos como propriedades antioxidantes, que previnem o envelhecimento celular precoce e o desenvolvimento de doenças crônicas; a saúde óssea; o bom funcionamento do sistema circulatório e uma melhoria da imunidade. Já as fibras são importantes para regular o intestino e evitar prisão de ventre.

    É importante lembrar que nenhum alimento, sozinho, faz milagres – e os benefícios só são aproveitados para valer se eles são inseridos em uma rotina saudável, que inclua boa alimentação e prática de exercícios.

    Continua após a publicidade

    Na comparação com o pepino, o maxixe costuma levar a melhor (discretamente) na contagem de proteínas, fibras e vitamina C.

    A maior diferença está na quantidade de potássio. O maxixe tem mais que o dobro desse nutriente na comparação com a mesma quantidade de pepino: em 100 gramas de alimento, são 328 miligramas de potássio no maxixe contra 154 no pepino.

    Como inserir o maxixe na rotina?

    O maxixe costuma ser incluído em refogados, e essa é uma boa opção para adicioná-lo na alimentação. O ideal, porém, é consumi-lo cru, algo que também é possível — em especial nas saladas — e preserva uma contagem maior de nutrientes, já que evita a degradação pelo calor.

    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.