Compare a escarola e a chicória
Confira o duelo nutricional entre chicória e escarola, folhas reconhecidas por seu amargor

Membros da mesma família, essas folhas não têm tanto espaço na mesa do brasileiro. Mas vale se acostumar com o amargor. Afinal, escarola e chicória fazem bonito em termos nutricionais. “As duas têm boa quantidade de fibras”, relata Gabriela Parise, da clínica NutriOffice, em São Paulo.
Entre outras coisas, essas substâncias contribuem para a saúde intestinal e ajudam no controle do colesterol e da glicemia. A expert destaca a presença de vitamina A, nutriente de ação antioxidante ligado à proteção contra problemas de visão, doenças cardiovasculares e câncer.
O ácido fólico também dá o ar da graça. “Ele é importante para o desenvolvimento adequado do sistema nervoso do feto na gestação”, diz Gabriela. Na fase adulta, o nutriente beneficia coração e cérebro.
Quer outro atrativo? As folhas têm vitamina C, que participa da formação de colágeno e facilita a absorção do ferro dos vegetais. Gabriela indica testar temperos para facilitar a entrada da dupla na rotina. Limão, vinagres aromáticos e páprica defumada caem bem.
Confira o comparativo das principais características nutricionais:
Energia
Chicória 12 cal
Escarola 16 cal
Fibras
Chicória 2,2 g
Escarola 1,8 g
Vitamina A
Escarola 379 mcg
Chicória 155 mcg
Vitamina C
Chicória 6,5 mg
Escarola 5,8 mg
Ferro
Escarola 0,74 mg
Chicória 0,48 mg
Potássio
Chicória 531 mg
Escarola 281 mg
Placar SAÚDE: Chicória 4 X 2 Escarola
(Os valores se referem a 100 gramas dos alimentos, o que corresponde a aproximadamente 3 xícaras de chá)