Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Chá de valeriana: para que serve e como preparar

Benefícios da planta incluem o controle de episódios moderados de ansiedade, mas consumo deve ser feito com cautela

Por Maurício Brum
14 dez 2024, 08h18
cha-de-valeriana
Flores ajudam a identificar a planta, mas são as raízes que interessam para o chá (Ayotte, Gilles/CC BY-SA 4.0/Wikimedia Commons)
Continua após publicidade

O chá de valeriana é uma tradicional solução caseira para lidar com episódios leves de ansiedade e insônia. A explicação está na presença de substâncias com potencial sedativo nessa planta, o que a torna uma alternativa natural para pessoas que desejam evitar o uso de medicamentos com o mesmo fim.

Saiba mais sobre como o chá funciona e que cuidados tomar ao inseri-lo na rotina.

Quais os benefícios da valeriana

A valeriana, cujo nome científico é Valeriana officinalis, realmente tem potenciais calmantes investigados pela ciência. A explicação está no ácido valerênico, substância que atua sobre o neurotransmissor GABA (gama-aminobutírico).

O GABA, por sua vez, é importante na regulação do sistema nervoso central, inibindo-o e gerando as consequências pelas quais o chá é famoso, com propriedades sedativas, promovendo a sensação de relaxamento e reduzindo picos de ansiedade.

Na prática, o que a valeriana faz é contribuir para aumentar a concentração de GABA no organismo.

Continua após a publicidade

Cuidados com o uso da valeriana

A planta é um fitoterápico que deve ser utilizado somente sob orientação de um profissional de saúde, e nunca por períodos prolongados. É contraindicado fazer uso da valeriana por mais do que 4 semanas seguidas.

+Leia também: Fitoterapia: até que ponto ela pode ajudar?

Devido às propriedades calmantes do chá, o ideal é não utilizá-lo antes de alguma situação em que seja necessário dirigir ou operar máquinas, por exemplo. Para quem quer bebê-lo como aliado contra a insônia, o indicado é fazer o uso de 30 a 45 minutos antes de ir para a cama.

O chá não deve ser encarado como uma panaceia, e não é efetivo em casos severos de ansiedade e outros transtornos associados. Ele jamais deve substituir um tratamento médico, quando houver indicação para isso.

Continua após a publicidade

Como preparar

O chá é feito com as raízes secas da planta, que são usadas em infusão em água fervente. Considere a medida de uma colher de sopa de raízes para cada xícara de cerca de 250 ml.

Mergulhe as raízes na água fervente e deixe agir por cerca de 10 minutos. Depois, é só coar e ingerir.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.