Inverno: Revista em casa a partir de 10,99

Azeite: o aliado das mamas contra o câncer

O óleo de oliva não pode faltar no prato das brasileiras. Afinal, ele abriga substâncias que protegem contra um dos tumores femininos mais agressivos

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 24 mar 2017, 16h48 - Publicado em 17 set 2013, 22h00
Reportagem: Adriana Toledo
Reportagem: Adriana Toledo (/)
Continua após publicidade

Foto: Alex Silva

O fio de azeite extravirgem, que vai bem em saladas e pratos quentes, regando o corpo de benefícios como proteger o coração, dá provas de ser capaz de outra façanha: prevenir o câncer de mama. Na Universidade de Granada, na Espanha, diante dos olhos dos cientistas, seus componentes inibiram a expressão de um gene, o HER2, que dispara a forma mais insidiosa da doença.

Como acontece?

“As lignanas e os secoiridoides, moléculas que fazem parte do grupo de polifenóis presentes no azeite, degradaram a proteína responsável por acionar os comandos desse gene”, descreve aos leitores de SAÚDE o químico Antonio Segura-Carretero, um dos responsáveis pela investigação, conduzida pelo pessoal de Granada em parceria com outros centros de pesquisa espanhóis.
Continua após a publicidade
O médico Fernando Moreno, da Universidade de São Paulo, simplifica o que seria esse mecanismo: “Em níveis normais, a proteína associada ao HER2 regula a multiplicação das células mamárias”, diz ele, que pesquisa a relação entre a dieta e o câncer. “Em excesso, porém, ela acelera a proliferação celular, contribuindo para o surgimento de tumores.” É aí que entram os polifenóis. Implacáveis, eles aniquilam o excedente da tal proteína, restabelecendo o equilíbrio.

Os benefícios

Em tese, essa proeza tornaria o azeite aliado inclusive das mulheres que enfrentam um câncer desses. “Desacelerar a atuação do HER2 significa dificultar o crescimento de um tumor já existente”, diz a nutricionista Andressa Neves, do Hospital A.C. Camargo, em São Paulo.
O que todos os pesquisadores do mundo têm absoluta certeza é de que uma porção moderada de óleo de oliva diariamente faz bem no sentido de afastar a doença ou evitar que avance rapidamente. Até porque os polifenóis têm outra propriedade importante: “São tremendos antioxidantes, isto é, barram os radicais livres”, lembra o farmacêutico-bioquímico Jorge Mancini, da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos, em São Paulo. Esses radicais, ao longo do tempo, danificam o DNA – e a ciência sabe que esses danos, somados, representam o início do caos, que é o câncer.
Continua após a publicidade
Outra certeza é de que, do ponto de vista da prevenção de tumores de mama, de nada adianta se empanturrar de qualquer azeite. “Só vale o extravirgem, aquele puro, extraído a frio”, ensina a nutricionista Silvia Cozzolino, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. “Os outros azeites passam por aquecimento e processos industriais que inativam parte dos polifenóis”, justifica. Também não adianta comer um peixe mergulhado no ingrediente hoje e nada de óleo de oliva no dia seguinte: o consumo de extravirgem para as mulheres que se cuidam deve ser contínuo, ou seja, um fio deliciosamente derramado sobre o prato de todo dia.
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA DE INVERNO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.