saudeLOGO Created with Sketch.

Poluição do ar pode causar diabete

A relação só foi encontrada em indivíduos com predisposição a desenvolver a doença

Empanturrar-se de açúcar não é o único fator de risco para desenvolver diabete. A poluição do ar também pode entrar na jogada, segundo um estudo do Centro Helmholtz em Munique, na Alemanha. Os cientistas analisaram dados de 3 mil voluntários, que responderam a questionários e fizeram exames de sangue para detectar problemas como resistência à insulina e inflamação — dois parâmetros relacionados à doença do sangue doce. Essas informações foram comparadas com os níveis de poluentes atmosféricos encontrados no local de residência dos participantes. 

Leia mais: Ficar parado no trânsito expõe mais à poluição do ar

Descobriu-se que na turma que já era predisposta ao diabete (ou seja, com maior facilidade de sofrer desajustes nos níveis de açúcar no sangue por questões genéticas ou comportamentais), uma maior concentração de partículas nocivas no ar foi associada a um aumento no risco de desenvolver a doença pra valer. De olho nisso, os especialistas apostam que, no futuro, a poluição poderá ser considerada um fator agravante para o surgimento do problema.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s