saudeLOGO Created with Sketch.

Sedentarismo: a maior causa de infarto nas mulheres

A partir dos 30 anos, a falta de atividade física se torna a ameaça que mais provoca doenças cardíacas entre elas.

Segundo o estudo australiano, em mulheres acima de 30 anos, o sedentarismo é até mais perigoso do que o tabagismo.
Ilustração: Raul Aguiar

A inatividade física é muito comum nas integrantes do sexo feminino com mais de três décadas de vida. Agora, imagine se, da noite para o dia, todas as sedentárias nessa faixa etária trocassem o sofá por doses regulares de malhação. Por meio de uma complexa conta matemática, pesquisadores da Universidade de Queensland, na Austrália, conseguiram especular qual seria o impacto desse verdadeiro milagre na redução de casos de infarto entre a população. E acredite: mais panes cardíacas seriam evitadas do que se todas as fumantes acima dos 30 anos largassem o cigarro.

Calma, não é que o tabaco seja menos agressivo ao seu corpo do que a falta de exercícios. “Mas a quantidade de sedentárias é tão mais alta em comparação com a de tabagistas que, quando se leva em conta uma população inteira, fica claro que a inatividade gera mais infartos do que o fumo”, explica a profissional de educação física Wendy Brown, uma das autoras do levantamento. Sob esse ponto de vista, aliás, a ausência de movimentação é um problema de saúde pública mais grave do que a obesidade em si ou a pressão alta. Só uma ponderação: o trabalho australiano se baseou nas mulheres de lá. Talvez por aqui os resultados sejam um pouco diferentes.

Veja também

E as mais jovens?

Antes dos 30 anos, boa parte das mulheres sua a camisa com frequência. Até por isso, nessa faixa etária específica, o cigarro incita mais doenças cardíacas do que o sedentarismo, de acordo com o trabalho australiano. Mas isso não é motivo para deixar de praticar natação, ciclismo e outras modalidades na infância e na juventude.

Outros motivos para investir em um esporte

Largar o cigarro
Exercitar-se atenua consideravelmente a fissura por nicotina e outras substâncias tóxicas presentes em um maço.

Perder peso
Ao se mexer, você queima muitas calorias. De quebra, músculos fortes torram mais energia mesmo quando estão em repouso.

Baixar a pressão
Os vasos sanguíneos precisam de atividade física para produzir bastante óxido nítrico, substância que reduz a pressão arterial.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s