Mais do que um prêmio delicioso que muitos tutores dão para celebrar o bom comportamento, o sachê é um complemento importante à rotina alimentar do seu gato.
Também chamado de ração úmida, ele se destaca precisamente pelo alto nível de água presente na composição — algo sempre bem-vindo por quem convive com os bichanos e sabe o desafio que é convencê-los a se hidratar.
Mas, embora os sachês sejam recomendados pelos veterinários, seu uso também implica em alguns pontos de atenção. Saiba mais sobre esse alimento.
+Leia também: Como adaptar a casa para a chegada de um novo gato?
Benefícios do sachê
O principal benefício diz respeito à hidratação. Boa parte dos sachês tem uma composição que pode chegar a 80% a 90% de água, o que ajuda a manter a ingestão de líquidos em dia e prevenir uma série de problemas de saúde, especialmente aqueles relacionados aos rins e trato urinário.
Para gatos com sobrepeso ou obesidade, o sachê também pode ser uma alternativa interessante, já que ajuda a manter o bichano mais saciado com uma carga menor de carboidratos do que a ração seca enquanto mantém as proteínas que eles tanto precisam (desde que o sachê seja do tipo “alimento completo”; saiba mais abaixo).
O sachê também é uma alternativa inescapável para gatinhos que tenham algum problema que dificulte sua alimentação com sólidos, como malformações bucais ou perda de dentes.
Cuidados ao dar sachê
Um dos principais pontos de atenção deve começar logo na embalagem: um sachê que se apresenta como “alimento completo” contém todos os nutrientes necessários para uma dieta equilibrada do felino.
Se for preciso, pode até mesmo substituir a ração seca na sua rotina alimentar, desde que ingerido na quantidade indicada para seu peso e idade.
No entanto, muitos sachês disponíveis no mercado não se enquadram nesse critério. Observe com atenção a descrição da embalagem. Uma expressão recorrente (que causa confusão) é “complemento alimentar”, que indica que a fórmula não oferece toda a nutrição que ele precisa para se desenvolver. Nesse caso, o felino precisará sempre de alguma outra ração completa, seja ela seca ou úmida.
Além disso, mesmo quando for um alimento completo, é bom observar se o sachê é adequado à idade do seu amigo peludo, pois as necessidades mudam para filhotes.
Sachê pode substituir a ração seca?
É importante ter em mente que, embora alguns sachês possam substituir a ração seca, o ideal é sempre oferecer as duas coisas (o chamado mix feeding). Enquanto uma dieta só com ração seca pode prejudicar a hidratação, alimentá-los exclusivamente com ração úmida tende a ser pior para a saúde bucal dos bichanos, já que dificulta a limpeza dos dentes (pela falta de atrito).
Se por algum motivo não for possível oferecer a ração seca ao animal, é preciso redobrar os cuidados com técnicas que para muitos tutores não são habituais, como a escovação dos dentes do gato.
Sachê não tem sódio demais?
Existe ainda uma dúvida sobre se os sachês teriam excesso de sódio, o que seria problemático para a saúde do animal. Em geral, isso não ocorre com marcas de qualidade que fazem fórmulas de alimento completo e respeitam os níveis nutricionalmente adequados para os felinos.
No entanto, isso pode variar de acordo com a marca e as necessidades individuais do seu gato. Em caso de dúvidas, consulte um veterinário sobre a melhor opção para o felino que você tem em casa.
Outras maneiras de aumentar a hidratação do seu gato
O oferecimento contínuo de sachês pode pesar no bolso, então muitos tutores acabam buscando formas mais baratas de propiciar a hidratação.
Uma dica de ouro é garantir que o felino tenha mais de uma opção de água limpa pela casa — no mínimo duas vasilhas (de preferência, mais) em cômodos diferentes, sempre lembrando de trocar o conteúdo ao menos uma vez por dia. Em dias quentes, colocar umas pedrinhas de gelo ajuda a manter a água fresca e aumentar a curiosidade do felino em se aproximar para dar umas lambidas.
Muitos gatos também demonstram interesse especial por água corrente – talvez você já tenha percebido isso com o seu em alguma torneira de casa.
Nessas situações, o recomendado é adquirir uma fonte específica para gatos, que garante um fluxo contínuo o dia todo. Aqui, é preciso ficar atento à manutenção: limpe a fonte rotineiramente e não esqueça de trocar o filtro na periodicidade indicada pelo fabricante.