Clique e assine VEJA SAÚDE por R$ 6,90/mês

O que é a febre amarela?

Ele já foi um problema nas cidades do país no início do século 20 e, após muito esforço, ficou restrito às florestas. Será esse vírus volta a nos assombrar?

Por André Biernath - Atualizado em 18 Jan 2018, 15h21 - Publicado em 9 Jan 2018, 12h01

O surto atual de febre amarela despertou o interesse de toda a população brasileira para o tema. E o caso recente da morte do compositor Flavio Henrique Alves de Oliveira por causa da doença jogou mais lenha na fogueira, atiçando dúvidas sobre vacinação, transmissão, sintomas e causas dessa infecção.

Durante o Congresso Brasileiro de Infectologia, SAÚDE gravou um vídeo com a infectologista Melissa Barreto Falcão, da Sociedade Brasileira de Infectologia, sobre essas e outras questões. Afinal, o que é febre amarela?

Em não mais do que 90 segundos, você vai entender os principais pontos dessa infecção que está afetando principalmento os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

No meio de tanta informação desencontrada sobre a febre amarela, todo mundo ficou se perguntando quem deveria tomar a vacina ou não. Na dúvida, a população correu para os postos de saúde, que se encheram de filas e mais filas – e, em alguns casos, esses locais enfrentaram a falta de imunizantes para atender tamanha demanda.

Publicidade