Clique e assine VEJA SAÚDE por R$ 6,90/mês

Plano de erradicar tuberculose + a flora intestinal e o câncer

O papel da nossa microbiota no surgimento de tumores e o plano nacional para acabar com a tuberculose são os temas do SAÚDE Comenta

Por Thaís Manarini, André Biernath - Atualizado em 15 dez 2017, 12h24 - Publicado em 3 jul 2017, 17h23

Uma das maiores entidades voltadas para o estudo do câncer, a Sociedade Americana de Oncologia Clínica, acaba de divulgar o primeiro documento de uma série sobre o papel da microbiota (a flora intestinal, ou o conjunto de bactérias que convive na nossa barriga) no desenvolvimento da doença. O impacto de micro-organismos positivos na prevenção do problema – e o dos negativos no surgimento dele – chama cada vez mais a atenção dos médicos. E, até por isso, virou tema do SAÚDE Comenta desta semana.

Além disso, o Ministério da Saúde lançou o Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose, um mal já erradicado em vários países, mas que segue causando mortes no Brasil. Discutimos a necessidade do programa e de dar mais atenção a essa e outras doenças negligenciadas.

O vídeo, originalmente gravado ao vivo no Facebook, conta com a participação dos internautas. Para acompanhar a próxima edição, basta ficar de olho nas nossas redes sociais – toda segunda, por volta das 14h30, teremos conteúdos ao vivo. Se não conseguir acompanhar, veja depois as gravações na TV SAÚDE.

Publicidade