Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Um aplicativo que flagra a perda auditiva em crianças

Programa para tablet tem o objetivo de ampliar acesso à triagem auditiva entre crianças brasileiras

Por Da Redação
12 dez 2022, 13h06

Uma ferramenta tecnológica cuja missão é favorecer a detecção precoce de problemas auditivos na infância. Esse é o Programa de Extensão de Triagem Auditiva por Tom (Petit), aplicativo criado por uma equipe da Universidade de São Paulo (USP), projeto vencedor na categoria Prevenção e Promoção à Saúde do 5° Prêmio Dasa de Inovação Médica com VEJA SAÚDE.

“Estima-se que, no mundo, uma em cada dez pessoas tem perda auditiva, se considerarmos também os casos leves. Mas o déficit nem sempre é percebido, principalmente em crianças”, contextualiza a fonoaudióloga Alessandra Samelli, líder do projeto.

Embora no país seja obrigatório, desde 2010, realizar o teste da orelhinha nas maternidades para identificar falhas já a partir do nascimento, não há certeza de que o exame seja realizado adequadamente em todo o território.

Compartilhe essa matéria via:

“Além disso, não é possível garantir que a criança vai continuar ouvindo bem, porque existem perdas progressivas, de aparecimento mais tardio. O correto é fazer testagens periódicas, na pré-escola, na educação infantil, no ensino fundamental, e assim por diante”, defende Alessandra. Essa estratégia, porém, esbarra no alto preço dos equipamentos e mesmo na falta de especialistas. Daí a solução apresentada pelo Petit.

O aplicativo tem a forma de um jogo interativo que, instalado em um tablet com fones de ouvido, é levado facilmente a escolas, postos de saúde e outros locais onde se concentra a garotada, viabilizando e otimizando a triagem auditiva.

+ Leia também: O rastreio de doenças da imunidade pelo teste do pezinho

O sistema permite o uso até onde não há internet disponível no momento da avaliação, uma vez que os resultados são armazenados no dispositivo e podem ser enviados depois para o banco de dados.

“Não se trata de uma avaliação definitiva, mas o aplicativo se mostrou capaz de flagrar perdas condutivas, ou seja, passíveis de tratamento, que podem evoluir para complicações se nada for feito”, esclarece a fonoaudióloga.

Trabalho vencedor: Aplicativo para teleaudiometria baseada em tablet para triagem auditiva automática de crianças
Autoras: Alessandra Giannella Samelli, Seisse Gabriela Gandolfi Sanches, Camila Maia Rabelo e Carla Gentile Matas.
Instituição: Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.