Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

O que os brasileiros sabem (e não sabem) sobre o diabetes

Provavelmente você se confunde com traços dessa doença que afetam a saúde. E talvez nem desconfie disso, como mostra uma nova pesquisa debatida neste vídeo

Por Theo Ruprecht, Diogo Sponchiato Atualizado em 14 nov 2018, 16h26 - Publicado em 5 ago 2018, 14h50

Há uma verdadeira “síndrome da falta de informação sobre diabetes“, segundo o endocrinologista Carlos Eduardo Barra Couri, da Universidade de São Paulo, em Ribeirão Preto. Seu diagnóstico vem após o lançamento da pesquisa “O que os brasileiros sabem (e não sabem) sobre o diabetes“, realizada pela Editora Abril, com o patrocínio da Astra Zeneca.

Consultor desse levantamento, Couri deixa claro que, apesar de o brasileiro ter certas noções da doença, ele deixa passar informações importantíssimas. Exemplo: só 47% dos diabéticos e 30% das pessoas livres dessa doença a consideram muito importante para o desenvolvimento de problemas no coração. Acontece que o infarto é a principal causa de morte decorrente do excesso crônico de glicose na circulação.

Pior: embora parte considerável dos entrevistados conheça os hábitos que previnem o diabetes, a maioria não os segue. E o estilo de vida balanceado (sem radicalismos) é a base da prevenção e do próprio tratamento da enfermidade.

  • No vídeo acima, gravador originalmente ao vivo no Facebook, você vai acompanhar uma discussão em primeirão mão desse estudo e de suas repercussões para o nosso país. Além de Couri, participaram do debate Diogo Sponchiato, redator-chefe da revista SAÚDE, Theo Ruprecht, editor da SAÚDE, e os próprios internautas, que mandaram seus comentários e perguntas.

    Para acompanhar ao vivo as transmissões, basta ficar de olho nas nossas redes sociais. Se não conseguir ver na hora, é só acessar a TV SAÚDE, onde hospedamos todos os vídeos da marca!

    Continua após a publicidade
    Publicidade