Clique e assine com até 72% de desconto

Como exames de DNA são feitos – e o que eles fazem pela saúde

Cada vez mais usados na medicina, os testes genéticos podem diagnosticar doenças ou indicar o melhor tratamento para males como câncer

Por André Biernath, Theo Ruprecht Atualizado em 10 dez 2019, 12h10 - Publicado em 15 jan 2018, 18h00

A genética pode parecer um tema árido, mas o fato é que cada vez mais faz parte da medicina. Hoje, os exames de DNA são usados, entre outras várias possibilidades, para identificar o sexo do bebê antes de ele nascer, para detectar eventuais enfermidades e até para identificar particularidades do câncer que o tornam mais ou menos suscetível a determinado tratamento.

Ainda assim, sobram dúvidas sobre quando considerar esses exames. E, mais do que isso, sobre como eles são feitos de fato.

  • Daí porque a SAÚDE foi até o laboratório Mendelics, em São Paulo, gravar um vídeo sobre o assunto – originalmente transmitido ao vivo no nosso Facebook no final de 2017. Diretor da instituição, o geneticista David Schlesinger faz um passeio pelas instalações do local para mostrar todo o passo a passo do teste, além de resolver diversas dúvidas sobre o assunto. “Antes de tudo, é importante saber se a pessoa de fato vai se beneficiar de um exame genético”, antecipa.

    Para acompanhar nossas transmissões ao vivo, basta ficar de olho nas nossas redes sociais. Se não for possível, fique tranquilo! Todos os nossos vídeos estão na TV SAÚDE. Clique aqui para ver!

  • Continua após a publicidade
    Publicidade