Clique e assine VEJA SAÚDE por R$ 6,90/mês

Câncer de estômago: sintomas, prevenção e tratamento

Médico explica todos os detalhes da doença e evidencia a importância do diagnóstico precoce para aumentar as chances de cura

Por André Biernath - Atualizado em 27 Jun 2018, 12h53 - Publicado em 13 Jun 2018, 12h26

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, os tumores gástricos atingem 21 mil brasileiros e causam 14 mil mortes no país. Eles são mais comuns em homens e estão relacionados a alguns hábitos de vida, como o tabagismo e o consumo excessivo de embutidos, como salames e presuntos.

Embora não exista nenhum exame de rastreamento indicado para toda a população, alguns indivíduos em situações específicas podem se beneficiar de uma endoscopia de rotina para avaliar as paredes do estômago e ver se não há nenhuma irregularidade por ali. Para ver se é o seu caso, converse com o profissional de saúde.

Para falar tudo sobre o tema, recebemos em nosso estúdio o cirurgião oncológico Felipe Coimbra, diretor do Núcleo de Cirurgia Abdominal do A.C.Camargo Cancer Center, em São Paulo. O expert respondeu às principais dúvidas sobre o tema numa entrevista ao vivo, que foi transmitida em nossa página oficial do Facebook.

Não conseguiu ver o bate papo ao vivo? Não tem problema! No vídeo acima, você confere a íntegra de nosso programa. Caso se lembre de alguma pergunta que não foi feita, deixe nos comentários!

Publicidade