Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Asma: como manter o controle no dia a dia

O campeão olímpico César Cielo e o médico Bernardo Maranhão discutem os desafios por trás do tratamento da asma

Por Da Redação 3 mar 2021, 15h41

Só no Brasil, a asma atinge cerca de 20 milhões de pacientes. No mundo, são 300 milhões de pessoas com essa doença respiratória. E ainda assim temos muita confusão a respeito das crises e do tratamento desse problema.

Nesta entrevista, feita originalmente ao vivo nas redes sociais de Veja Saúde, conversamos com duas pessoas que têm experiência no assunto. A primeira é o pneumologista Bernardo Maranhão, professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Ele ajudou a definir o que é asma leve, moderada e grave. E ressaltou que todas podem causar consequências sérias, se não forem bem controladas.

Nosso segundo convidado é César Cielo, que conquistou a medalha de ouro nos 50 metros nado livre nas Olimpíadas de Pequim. Ele foi diagnosticado com asma quando criança e, por meio do esporte e de um bom acompanhamento médico, conseguiu superar os sintomas do problema e se tornar um dos nadadores mais velozes do mundo. Durante o bate-papo, Cielo traz sua vivência com a asma, e o que cada paciente pode fazer para se manter firme no controle dela.

  • Publicidade