saudeLOGO Created with Sketch.

O que a esclerose múltipla ensina sobre diferentes doenças sem cura

O podcast Detetives da SAÚDE traz os desafios da esclerose múltipla e como eles têm a ver com males crônicos como hipertensão, diabetes...

A esclerose múltipla, obviamente, é uma doença crônica que tem suas particularidades. Entre outras características típicas, ela costuma surgir em adultos jovens, provoca sintomas muitos variados (de embaçamento da visão a dificuldade de locomoção, passando pelo cansaço) etc. Por outro lado, essa enfermidade também traz ensinamentos que podem ser expandidos para outros problemas sem cura, como o diabetes e a hipertensão. E até para quem não possui nenhuma doença.

Esse é o tema do terceiro episódio do podcast Detetives da SAÚDE. Quem protagoniza a conversa é Gustavo San Martin, que tem esclerose múltipla e é diretor executivo da Associação Amigos Múltiplos pela Esclerose, e Denis Bichuetti, neurologista da Universidade Federal de São Paulo especializado nessa enfermidade. Os jornalistas André Biernath e Theo Ruprecht, da revista SAÚDE, participam do debate.

Os quatro contam como certos cuidados básicos ajudam a amenizar os sintomas da esclerose múltipla (e de outras tantas enfermidades). E abordam o que fazer a partir do diagnóstico de uma doença crônica. De quebra, falam dos obstáculos de acesso ao tratamento, da dificuldade de encontrar um emprego e por aí vai.

É uma ótima chance para conhecer mais a esclerose múltipla e a vida de uma pessoa com uma doença sem cura.

Você pode ouvir esse episódio do Detetives da SAÚDE diretamente no nosso site (logo abaixo) ou pelo Spotify. Também estamos no Google Podcasts, no Pocket Casts, no Youtube e, em breve, em todas as plataformas!