Depois do susto causado pela covid-19, o mundo segue em alerta para a próxima pandemia. Para os especialistas não é uma questão de se haverá um vírus capaz de se espalhar pelo mundo como o coronavírus, mas de quando isso irá acontecer.
A OMS recentemente atualizou sua lista de patógenos com potencial pandêmico. Entre os agentes a serem observados, estão o Sars-Cov-2 e seus parentes, o influenza, causador da gripe, e outros.
Como saber qual destes causará uma emergência global? E por que os vírus sempre geram e gerarão essa preocupação? Esse é o assunto do novo episódio do podcast Olhar da Saúde, com o virologista Paulo Brandão, que estuda os coronavírus há mais de 20 anos.
Brandão é professor e pesquisador da Universidade de São Paulo (USP) e também é colunista de VEJA SAÚDE. No blog Virosfera, ele discute os temas mais quentes deste universo.
+Leia também: Qual é a diferença entre epidemia, pandemia e endemia?
No programa, ele discute as origens do Sars-Cov-2, os aprendizados trazidos por ele e define, aliás, o período como um ensaio para uma pandemia ainda maior. Ele explica que há um consenso entre os especialista de que o foco deve estar no influenza, por trás da gripe.
Brandão destaca para as recentes adaptações do influenza H5N2 para a infecção entre mamíferos, que tem sido observada em diversas partes do mundo.
Clique aqui para assistir ao podcast. Ou, se preferir, escute diretamente no Spotify, clicando no player abaixo:
Participam da conversa com Paulo Brandão o endocrinologista Carlos Eduardo Barra Couri, fundador do portal Olhar da Saúde, e o jornalista Diogo Sponchiato, redator-chefe de VEJA SAÚDE.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de VEJA SAÚDE, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja, Claudia e Superinteressante.