A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acaba de ampliar a indicação da vacina Prevenar 13, que previne a infecção pelos tipos mais comuns da bactéria pneumococo, causadora de males como a pneumonia. Agora quem tem entre 18 e 49 anos pode oficialmente tirar proveito do imunizante, antes recomendado apenas a crianças e adolescentes ou indivíduos acima de 50 anos.
Embora qualquer adulto possa tomar a picada, a fórmula é especialmente indicada a pessoas que sofrem de um problema de saúde crônico, caso do diabete, da hipertensão, da asma e da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Isso porque são particularmente vulneráveis às complicações impostas pelo micróbio.
Estima-se que três em cada dez casos de pneumonia sejam atribuídos à bactéria pneumococo. Segundo dados do Sistema Único de Saúde (SUS), ocorreram mais de 660 mil internações no país devido à enfermidade só no período de julho de 2015 a julho de 2016. No ano de 2014, o Ministério da Saúde calcula que a pneumonia tenha feito mais de 70 mil vítimas fatais.
Produzida pela farmacêutica Pfizer, a Prevenar 13 está disponível no país somente na rede particular.