Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

Uma terapia à base de gargalhadas

É isso mesmo. A risoterapia, embora ainda pouco estudada, tende a trazer repercussões positivas inclusive para a imunidade

Por Thiago Castro
Atualizado em 11 mar 2019, 15h05 - Publicado em 6 abr 2016, 13h21
Alex Silva
Alex Silva (/)
Continua após publicidade

Piadas, expressões faciais, movimentos corporais… Nessa terapia de grupo, são usadas várias estratégias para a pessoa gargalhar aos montes e relaxar. E o que parece brincadeira pode gerar frutos palpáveis à saúde, como mostra um estudo da Universidade Kyung Hee, na Coreia do Sul. Por duas semanas, 38 mulheres foram a sessões de risoterapia com um especialista, enquanto outras 38 seguiram com sua vida.

Ao analisar o sangue delas, os cientistas notaram uma melhor resposta das defesas do corpo na primeira turma. “As risadas alegram. E a alegria beneficia o sistema imune“, diz Ricardo Wainer, psicólogo da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Ele só pede para não encarar a prática como um tratamento – e sim como uma forma de aplacar o estresse.

Os sorrisos do dia a dia

Eles também contam. Aliás, tudo o que nos deixa felizes abranda a ansiedade e outros sentimentos que acarretam mal-estar. Só não vale partir para comportamentos que, embora tragam satisfação imediata, estão ligados a um sentimento posterior de culpa – é o caso do sujeito que se entope de sorvete e depois fica preocupado com o ganho de peso. Melhor ver um filme de comédia!

Princípios da risoterapia

O método é bem aberto, mas envolve alguns preceitos básicos

Bom humor

É o ponto principal. Quase todas as atividades visam, de algum jeito, colocar um sorriso na cara de seus praticantes.

Continua após a publicidade

Altruísmo

De certa forma, fazer o outro rir é propagar o bem. Mas a risoterapia vai além e incentiva diversas atitudes que beneficiam terceiros.

Otimismo

O indivíduo é sempre estimulado a pensar em coisas boas e a ver o copo meio cheio.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.