Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Remoção das trompas para prevenir o câncer de ovário

Cirurgia relativamente simples poderia ser feita de maneira oportuna para ajudar a reduzir as taxas desse tumor de difícil diagnóstico

Por Chloé Pinheiro
4 Maio 2023, 12h53
ovario-remover-trompas
A ideia é que, ao fazer outra cirurgia abdominal, a mulher já realize outro procedimento que pode impedir a chegada do câncer (Fotos: artisteer - Getty Images/SAÚDE é Vital)
Continua após publicidade

A Aliança para Pesquisa do Câncer de Ovário publicou recentemente uma recomendação a favor da cirurgia de remoção das trompas como maneira de evitar o câncer de ovário.

“A maioria dos tumores na região ocorre nessa estrutura, e a remoção é a única estratégia de prevenção que se mostrou efetiva”, comenta o ginecologista Igor Padovesi, do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

A ideia não é sair operando todo mundo, mas aproveitar outros procedimentos abdominais, como a cirurgia bariátrica ou de retirada do útero, para fazer a intervenção.

Em uma pesquisa com mais de 25 mil mulheres submetidas à remoção oportuna (junto com outra intervenção), não houve casos de câncer de ovário seroso — o esperado para esse grupo seriam pelo menos cinco episódios.

A cirurgia é simples e o benefício pode ser grande. “Esse tipo de câncer não é tão comum, mas tende a ser agressivo e diagnosticado tardiamente”, aponta Padovesi.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.