Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99

Radar da saúde: a nova lei das pesquisas clínicas no Brasil

Sancionada por presidente, iniciativa busca tornar país mais aberto e competitivo para os ensaios clínicos. Veja este e outros destaques da redação

Por Diogo Sponchiato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
21 jun 2024, 14h08
Motor para pesquisas: nova lei quer transformar Brasil em décimo país no ranking dos ensaios clínicos - hoje estamos em vigésimo (Ilustração: Pedro Hamdan/Veja Saúde)
Continua após publicidade

Funciona assim: quaisquer remédios, vacinas ou intervenções médicas que se prezem precisam passar por estudos controlados em humanos antes de serem liberados para melhorar ou salvar a vida das pessoas.

É por isso que boa parte da comunidade científica e a indústria farmacêutica celebraram o avanço do projeto de lei (PL) das pesquisas clínicas no Senado e sua aprovação pelo presidente Lula.

A iniciativa busca mitigar burocracias e dar celeridade a processos que hoje travam a realização de pesquisas no país, sem descuidar dos direitos dos pacientes.

Espera-se que, com o pacote de mudanças, o Brasil salte da 20ª para a 10ª posição no ranking global de ensaios clínicos.

Ponderações foram feitas à lei, contudo: critica-se, por exemplo, que o acesso dos voluntários às drogas inovadoras validadas tenha sido restrito a cinco anos após os testes, e não mais por tempo indeterminado.

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Continua após a publicidade
bacteria-peste
(Ilustração: Pedro Hamdan/Veja Saúde)

Passado: 130 anos da descoberta da bactéria da peste bubônica

Uma das doenças mais devastadoras da história da humanidade — ela teria dizimado um terço da população europeia numa epidemia na Idade Média — teve sua causa identificada em 1894.

O microbiologista francês de origem suíça Alexandre Yersin desvendou a bactéria responsável pela peste bubônica, propagada por pulgas que se aninham em ratos.

vermes-covid
(Ilustração: Pedro Hamdan/Veja Saúde)
Continua após a publicidade

Futuro: um verme com poderes contra a Covid-19

Cientistas de Salamanca, na Espanha, constataram que uma criatura que normalmente infesta animais de fazenda esconde substâncias com efeito antiviral que, um dia, poderiam nos ajudar a tratar infecções como a do coronavírus.

São achados iniciais, em experimentos com células, mas ninguém pode abrir mão desses pequenos presentes da natureza.

botucatu-remedios-biologicos
(Ilustração: Pedro Hamdan/Veja Saúde)

Um lugar: Botucatu ganha espaço de testagem e produção de biológicos

O Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos (Cevap) da Unesp, no interior paulista, inaugurou o primeiro polo da América Latina com recursos de ponta para fabricar lotes de biomedicamentos destinados a estudos-piloto junto a companhias farmacêuticas.

Continua após a publicidade

A missão é acelerar o desenvolvimento de remédios promissores em áreas como oncologia.

atendimento-psiquiatra
(Ilustração: Pedro Hamdan/Veja Saúde)

Um dado: 83% de aumento na demanda por atendimentos em psiquiatria

O registro vem do grupo Hapvida NotreDame Intermédica, a maior operadora de saúde do país, e leva em conta a comparação do primeiro trimestre de 2022 com o mesmo período de 2024.

Já o número de internações psiquiátricas cresceu 71% entre junho de 2022 e março de 2024. Mais uma evidência do boom de transtornos mentais no Brasil.

Continua após a publicidade

+ Leia tambémQuando devo procurar um psiquiatra? Entenda

noam-chomsky
(Ilustração: Pedro Hamdan/Veja Saúde)

Uma frase: Noam Chomsky

“Há um entusiasmo justificado com a promessa de novas tecnologias e uma empolgante variedade de trabalhos para serem realizados na exploração dos aspectos mentais do mundo. Não é uma má ideia, entretanto, manter em algum canto da mente o julgamento de grandes figuras da ciência moderna — Galileu, Newton, Hume e outros — quanto à obscuridade em que os segredos da natureza estiveram e para sempre permanecerão, talvez por razões inerentes à dotação biológica da única criatura curiosa capaz de contemplar essas questões.”

Noam Chomsky, linguista e filósofo americano, na antologia O Essencial Chomsky (Crítica)

Continua após a publicidade

O essencial Chomsky

essencial-chomsky-livro

 

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.