Outubro Rosa: Revista em casa por 9,90
Continua após publicidade

Programa promove assistência remota a crianças com câncer

Um dos trabalhos vencedores do Prêmio Veja Saúde Oncoclínicas de Inovação Médica criou uma rede para detectar mais cedo tumores no público infantil

Por Da Redação
Atualizado em 22 out 2024, 11h50 - Publicado em 22 out 2024, 11h46
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A rede TeleOncoped é a vencedora da categoria Telemedicina e Plataformas Digitais da edição 2024 do Prêmio Veja Saúde Oncoclínicas de Inovação Médica.

    O trabalho, desenvolvido pelo Instituto do Câncer Infantil, no Rio Grande do Sul, se vale de ferramentas de telessaúde para agilizar e aperfeiçoar o atendimento de crianças e adolescentes com suspeita de um tumor. Com abrangência regional e possibilidade de escalabilidade nacional, a ferramenta agiliza e simplifica esse tipo de assistência.

    Funciona assim: ao atender uma criança com sintomas sugestivos em Unidades Básicas de Saúde (UBS), o profissional pode entrar em contato com médicos especializados para discutir casos, compartilhar a tomada de decisão, agilizar exames e providenciar a transferência para centros de referência. Dos atendimentos feitos até agora, 24% se confirmaram como câncer.

    Sem a iniciativa, encontrar esses casos poderia levar muito tempo. “Uma criança com dor na perna, por exemplo, pode chegar ao pronto-socorro, ser encaminhada para a fila de consulta com o ortopedista, o que já pode demorar meses, e só depois ser direcionada à atenção especializada para, enfim, receber o diagnóstico correto”, expõe o pediatra Algemir Brunetto, superintendente do Instituto do Câncer Infantil (ICI), de Porto Alegre.

    Continua após a publicidade

    A plataforma contempla ainda um espaço de capacitação à distância para treinar as equipes de saúde a reconhecer os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil. Mais de 3 mil profissionais já passaram por capacitações na plataforma.

    Com a inovação, entre outras vantagens, os criadores esperam democratizar o acesso a especialistas em oncologia pediátrica, melhorar o acesso à informação sobre o câncer infantil, reduzir o desperdício com exames desnecessários e, sobretudo, encaminhar o paciente para o local certo, na hora certa.

    O projeto deu tão certo que está sendo apresentado a outras regiões: lá na outra ponta, o Rio Grande do Norte se interessou em adotá-lo. “Ele é totalmente reproduzível. Temos a esperança de que se instale em escala nacional”, diz Brunetto.

    Continua após a publicidade

    Assista ao vídeo a seguir para entender a iniciativa na prática:

    E clique aqui para conhecer os demais vencedores do Prêmio Veja Saúde Oncoclínicas de Inovação Médica 2024.

    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.