O presidente Luis Inácio Lula da Silva deverá se submeter ainda neste ano a uma cirurgia de quadril. Sua assessoria de imprensa informou que Lula irá colocar uma prótese para aliviar as dores que sente por conta de uma artrose na região.
A artrose é uma condição relativamente comum, que aumenta de incidência com a idade.
Trata-se de um desgaste da articulação, e não só no quadril. Joelhos e colunas também são atingidos, além de outras áreas, como tornozelo e ombros, em menor escala.
No último domingo (23), Lula fez uma infiltração em São Paulo, procedimento que aplica medicamentos anestésicos, anti-inflamatórios e outras categorias de fármacos diretamente na articulação lesionada ou nas terminações nervosas próximas a ela.
A intervenção traz alívio temporário, mas a solução considerada definitiva para casos mais severos é a prótese de quadril, que substitui totalmente a articulação danificada.
Como é feita a prótese de quadril
O procedimento é considerado complexo, mas com alto índice de satisfação. Na operação, o médico troca a cabeça do fêmur (osso que faz parte do quadril) e a parte que se conecta com ela na bacia.
“O objetivo é melhorar a qualidade de vida, possibilitando que o indivíduo volte às atividades do dia a dia sem dor”, comenta o ortopedista especialista em quadril Leandro Ejnisman, do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP) e do Hospital Israelita Albert Einstein (SP).
“Ela é indicada para quem tem desgaste de moderado a avançado e não melhora com tratamentos mais conservadores, como fisioterapia e infiltração”, explica Ejnisman.
Confira uma matéria completa sobre a cirurgia e sua recuperação.
A artrose tem solução
A artrose é uma condição progressiva, que vai aos poucos desgastando as articulações, atacando da cartilagem aos ossos.
Entre os principais sintomas, estão dores e limitações de movimento. Com o tempo, podem surgir inchaços e deformidades nas regiões afetadas.
Leia também: Pessoas com artrose podem (e devem) fazer exercícios físicos
O tratamento varia conforme a severidade do quadro. Casos mais leves podem ser tratados com fisioterapia, exercícios físicos supervisionados e compressas quentes ou frias.
Há ainda medicamentos que costumam ser prescritos, com efeito analgésico e anti-inflamatório. Se a artrose piora, aí entram em cena procedimentos como a infiltração feita por Lula e as cirurgias.