Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Nobel de 2019 premia experts que mostram como células reagem ao oxigênio

Os estudos de William Kaelin, Gregg Semenza e Peter Ratcliffe parecem distantes da realidade, mas podem gerar tratamentos para câncer, anemia e afins

Por Da Redação
Atualizado em 10 abr 2023, 16h50 - Publicado em 7 out 2019, 11h59
premio nobel medicina 2019
William Kaelin, Peter Ratcliffe e Gregg Semenza pesquisaram a reação das células à disponibilidade do oxigênio. (Ilustração: Niklas Elmedhed / Nobel Media/Divulgação)
Continua após publicidade

Os vencedores do Prêmio Nobel de Medicina de 2019 foram anunciados na segunda-feira, dia 7 de outubro. São os americanos Gregg Semenza e William Kaelin, além do britânico Peter Ratcliffe. Suas descobertas — sobre a reação das células à maior ou menor disponibilidade de oxigênio —prometem servir de base para tratamentos contra o câncer, a anemia e outras doenças.

Foram anos de trabalho para delinear o maquinário molecular e genético que responde à presença de oxigênio, segundo um comunicado oficial. Do ponto de vista do funcionamento do corpo, isso é importante para entender como o organismo reage aos exercícios físicos, como ocorre o processo de respiração, como um embrião se desenvolve e até de que maneira o sistema imune enfrenta infecções e outras ameaças, entre outras coisas.

Acima disso, a disponibilidade de oxigênio e seu uso pelas células está envolvido em diversas doenças, do infarto ao câncer, passando por anemia, AVC, infecções e mesmo pela cicatrização de feridas. Diante dos achados de Semenza, Kaelin e Ratcliffe, é possível buscar tratamentos para conter os estragos desses problemas.

Continua após a publicidade

O Nobel de Medicina, organizado pelo Instituto Karolinska, na Suécia, oferece 9 milhões de coroas suecas para os ganhadores. Isso equivale a cerca de 3,7 milhões de reais, valor que será dividido pelo trio.

Em 2018, dois cientistas levaram o prêmio por criarem as bases para o surgimento da imunoterapia moderna contra o câncer, um dos tipos de tratamento que mais têm crescido na oncologia nos últimos anos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.