Dia das Mães: Assine a partir de 10,99/mês

Morte de criança reforça necessidade de vacinação contra a dengue

Menina de 11 anos foi primeira vítima fatal da doença na cidade de São Paulo, e ela fazia parte da faixa-etária elegível para vacinação pelo SUS

Por Ingrid Luisa Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 11 fev 2025, 14h37 - Publicado em 11 fev 2025, 14h21
vacina-dengue-crianca-morte
Vacinação contra dengue para crianças de 10 a 14 anos está disponível no SUS. (veja saúde/SAÚDE é Vital)
Continua após publicidade

A primeira morte por dengue na cidade de São Paulo em 2025 foi confirmada ontem, segunda-feira 10 de fevereiro. A vítima era uma menina de 11 anos que morava em Ermelino Matarazzo, na Zona Leste da capital. Ela tinha histórico de anemia falciforme e asma.

O caso, na verdade, aconteceu dia 30 de janeiro, mas só essa semana o Painel de Arboviroses da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo atualizou o dado. A causa do óbito foi confirmada após uma investigação conduzida pelo Instituto Adolfo Lutz (IAL).

A faixa etária da criança é a única elegível à vacinação pelo Sistema Único de Saúde (SUS), pois é uma das mais suscetíveis a casos graves da doença. O governo garante o imunizante a jovens de 10 a 14 anos em quase 2 mil municípios selecionados pela alta incidência do problema. São Paulo é um deles.

+Leia Também: Dengue: Brasil é pioneiro em estudo sobre o impacto da vacina

Alerta sobre vacinação

A Secretaria de Saúde do Estado não informou se a garota que faleceu tinha ou não recebido o imunizante.

“A vacina foi estudada em uma população saudável, não há como saber seu desempenho associado às comorbidades que a criança tinha”, pondera o médico Renato Kfouri, pediatra infectologista e Presidente do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Continua após a publicidade

Mas ele ressalta que, nos estudos, o imunizante previne 90% dos casos graves de dengue. “É impossível saber quem vai evoluir mal, por isso é essencial que todos se vacinem. Esse caso traz mais um alerta, pois a dengue é uma condição potencialmente fatal, não é algo leve, como muita gente ainda pensa”, completa o especialista.

Cobertura vacinal abaixo do esperado

A adesão da população ao imunizante está baixa. Apenas 37% do público-alvo recebeu a primeira dose, e somente 20% tomou a segunda, segundo o Ministério da Saúde.

Pelo agravo da situação, a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo pretende investir em busca ativa dos jovens que não concluíram o esquema com a segunda dose, através de agentes comunitários. 

Continua após a publicidade

+Leia Também: Com mudanças climáticas, doenças causadas por mosquitos avançam pelo mundo

Mais mortes

De acordo com a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, do Ministério da Saúde, outros 12 óbitos na cidade estão em investigação como possíveis vítimas da dengue. A capital registrou até agora 2.851 casos da doença.

Já o estado de São Paulo acumula mais de 150 mil casos e 54 óbitos em 2025, registrando a primeira morte por dengue em 16 de janeiro, na cidade de Birigui, de um homem de 56 anos.

A forma mais eficaz de vencer a doença é a prevenção, incluindo a vacinação e o combate ao mosquito. Utilize repelente em áreas de risco, não deixe água parada, confira e higienize vasos de planta, caixa d’água, calhas, garrafas, sucata ou entulhos.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.