Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

O impacto da mídia na detecção do câncer de mama

Conteúdos de qualidade ajudam a diagnosticar tumores de mama mais cedo, atesta um estudo brasileiro

Por André Biernath
Atualizado em 28 abr 2020, 14h41 - Publicado em 15 fev 2020, 10h35
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Desde que a campanha do Outubro Rosa se popularizou mundo afora, o câncer de mama virou assunto corriqueiro nas reportagens de TVs, rádios, jornais, revistas e sites. Mas será que essa divulgação toda auxilia mesmo a flagrar a doença precocemente? Afinal, mulheres mais antenadas descobrem o tumor com antecedência? Foram essas questões que o jornalista e pesquisador José de Moura Leite Netto resolveu investigar em sua tese de doutorado no A.C.Camargo Cancer Center, em São Paulo.

    Para isso, ele entrevistou 607 pacientes de 35 a 74 anos que tinham acabado de receber um diagnóstico positivo. “O trabalho mostra claramente que as pacientes com mais acesso à informação tiveram uma detecção precoce, o que significa tratamento mais tranquilo e maiores chances de cura”, resume Netto.

    O autor ainda aponta a necessidade de aumentar o acesso aos meios de comunicação sérios. “É preciso ampliar a oferta de produtos jornalísticos sobre saúde, especialmente às classes sociais menos favorecidas”, diz.

    câncer de mama
    (Ilustração: Watermin/Getty Images)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.