As mulheres representam mais da metade da população brasileira: são mais de 108 milhões, superando em quase 5 milhões o número de homens. E cada uma delas tem necessidades específicas quando o assunto é a saúde e o bem-estar, a depender de sua idade e seus hábitos de vida. Ao contar com um cuidado integral e especializado em saúde, é possível chegar a um melhor atendimento e qualidade de vida.
A saúde ginecológica, que é o primeiro fator a ser pensado quando se fala em saúde feminina, é, de fato, muito importante e não pode ser deixada de lado. Mas é preciso considerar também que o funcionamento do organismo feminino como um todo tem peculiaridades que devem ser observadas e que requerem cuidados especiais.
Os profissionais de saúde e as clínicas médicas têm a função de acompanhar as mulheres ao longo de toda a vida, indicando os melhores caminhos a cada fase e proporcionando um cuidado que facilite e torne prático o acompanhamento médico, com mais segurança e melhores resultados em saúde a essas pacientes.
Uma vida de cuidados
Desde a menarca, que é a primeira menstruação, as meninas devem passar por acompanhamento médico com um ginecologista, fundamental para identificar precocemente possíveis doenças do sistema reprodutor e sanar quaisquer dúvidas que possam surgir nessa fase, incluindo conversas sobre métodos contraceptivos para quando for iniciada a vida sexual.
Na vida adulta, o acompanhamento regular envolve, além da consulta clínica com o ginecologista, a realização de exames laboratoriais, como hemograma, glicemia, colesterol total e frações, do papanicolau, além dos exames de imagem, como ultrassonografia e mamografia, para análise de risco de câncer. A avaliação cardiológica também é muito importante, pois a incidência de doenças cardiovasculares entre as mulheres tem aumentado.
Na menopausa e após os 65 anos de idade, os cuidados se modificam, passando a ser mais frequentes e intensos. Nessa fase, outros exames são indicados, como a densitometria óssea, para avaliar se há perda de massa óssea e o risco de osteoporose. Além disso, doenças comuns nessa faixa etária, como diabetes e hipertensão arterial, devem ser acompanhadas e tratadas adequadamente.
Mas, apesar da necessidade de frequentar os consultórios médicos ao longo de toda a vida, uma pesquisa feita em 2018 pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), intitulada Expectativa da Mulher Brasileira sobre sua Vida Sexual e Reprodutiva: As Relações dos Ginecologistas e Obstetras com suas Pacientes, apontou que cerca de 6,5 milhões de mulheres brasileiras não costumam consultar o ginecologista ou obstetra e 4 milhões nunca foram a consultas com esses especialistas.
Além dos exames periódicos, que são fundamentais para diagnosticar alterações da saúde da mulher mesmo antes de a paciente apresentar sinais e sintomas de algumas doenças, aumentando consideravelmente as chances de tratamento e cura dessas condições, o acompanhamento médico também significa receber indicações e recomendações para manter hábitos de vida saudáveis, cuidar da saúde emocional, reduzir os fatores de risco e se preparar para envelhecer com mais saúde.
Cuidado integral e especializado
A jornada de saúde feminina se torna mais fácil se acompanhada por profissionais e ambientes médicos que sejam especializados na saúde da mulher e que possam oferecer um cuidado integral, como é o caso do Fleury.
Além da medicina diagnóstica, pela qual é reconhecido no país todo, o Fleury também conta com 35 unidades* no estado de São Paulo que oferecem acompanhamento da saúde, incluindo Espaço Saúde da Mulher, Fleury Gestar, Centro Integrado de Dermatologia, Check-up (avaliação completa da saúde), Consultas Nutricionais e o Fleury em Casa, que é o serviço que realiza exames laboratoriais e de imagem** onde a paciente estiver, oferecendo comodidade, praticidade e segurança.
Para além dos exames, a marca também disponibiliza tratamentos de fertilidade, por meio do Fleury Fertilidade, um centro de medicina reprodutiva com as técnicas mais avançadas existentes em reprodução assistida, e o Fleury Infusões, que conta com o serviço de aplicação de medicamentos imunobiológicos para atender pacientes com diversos quadros clínicos, além de serviços que se complementam ao Fleury, e que, juntos, fazem parte de um cuidado completo da saúde, como atendimento em oftalmologia e ortopedia, por exemplo.
Em todas as etapas da vida, onde quer que estejam, as pacientes podem contar com os serviços e acompanhamentos disponibilizados pelo Fleury para manter a saúde sempre em dia de forma descomplicada, garantindo melhor qualidade de vida e bem-estar.
*Consulte as unidades e respectivos serviços no site.
**Exames disponíveis podem variar de acordo com a região.
Referências
- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). IBGE Educa. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/js/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18320-quantidade-de-homens-e-mulheres.html.
- Governo Federal. Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Serviços e Informações do Brasil. Saúde da mulher contempla cuidados específicos. Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/2021/05/saude-da-mulher-contempla-cuidados-especificos.
- Ministério da Saúde. Biblioteca Virtual em Saúde. Saúde das Mulheres no Brasil. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/is_digital/is_0303/pdfs/IS23(3)079.pdf.
- Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). FEBRASGO e Datafolha apresentam pesquisa inédita sobre a relação da mulher com os ginecologistas e obstetras. Disponível em: https://www.febrasgo.org.br/es/revistas/item/758-febrasgo-e-datafolha-apresentam-pesquisa-inedita-sobre-a-relacao-da-mulher-com-os-ginecologistas-e-obstetras.