Outubro Rosa: Revista em casa por 9,90
Continua após publicidade

Existe remédio caseiro para tratar infecção urinária?

Dicas populares contra o problema podem contribuir para aliviar os sintomas, mas não substituem tratamento médico

Por Maurício Brum
Atualizado em 24 out 2024, 15h14 - Publicado em 24 out 2024, 15h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Quem está com uma infecção urinária quer resolvê-la o quanto antes. Nessas horas, é comum apelar para aquela dica passada de geração em geração que é “tiro e queda” para o problema. Mas será que os remédios caseiros realmente ajudam a tratá-la?

    Que fique claro logo de cara: nenhum método caseiro é capaz de substituir um tratamento médico nem tratar as causas de fundo de uma infecção urinária. O que eles podem fazer, em algumas situações, é ajudar no alívio dos sintomas, mas sem eliminar a necessidade de procurar orientação com um profissional de saúde.

    Então, o que as receitas caseiras fazem?

    A lista de produtos que supostamente ajudariam a tratar infecção urinária é vasta, incluindo uma longa lista de chás, sucos e infusões, como a cavalinha, o jatobá, a romã ou o dente-de-leão.

    A fama de muitos desses produtos contra a infecção urinária está associada a propriedades anti-inflamatórias, que ajudam a reduzir o desconforto. Muitos desses preparados também são bons diuréticos, o que costuma ter relação com um dos fatores de risco para desenvolver uma infecção do trato urinário: a retenção da urina por longos períodos.

    Continua após a publicidade

    Essa capacidade faz com que eles sejam estudados como aliados na prevenção da infecção, especialmente em pessoas com mais propensão à doença.

    No entanto, nada disso combate o problema em si, que é a proliferação de bactérias. Aliviar os sintomas pode ser útil para tornar o dia a dia mais suportável enquanto você trata a infecção, mas ainda assim é preciso seguir o que a prescrição médica.

    Alguma receita caseira ajuda a prevenir infecções urinárias?

    Seja pelas propriedades diuréticas ou por outras substâncias que teriam uma ação antimicrobiana, alguns produtos consagrados em receitas caseiras são estudados por seu potencial na prevenção às infecções. O mais famoso é o suco de cranberry (frutinha também chamada de arando ou oxicoco), uma dica popular em países como os Estados Unidos.

    Continua após a publicidade

    Algumas pesquisas sugerem que o cranberry poderia reduzir a chance de desenvolver infecções, embora o mecanismo pelo qual isso ocorre não seja totalmente claro. Hoje, a teoria mais prevalente é que uma substância encontrada na fruta, chamada proantocianidina, dificultaria que as bactérias causadoras das infecções aderissem às paredes do trato urinário, facilitando sua eliminação com o xixi.

    No entanto, as evidências dessa prevenção não são robustas: alguns estudos apontaram um efeito positivo, enquanto outros não conseguiram detectar vantagens. Além disso, vale reforçar: mesmo que uma receita caseira possa ajudar a reduzir a chance de desenvolver uma infecção urinária, os estudos não dizem que elas ajudam a tratar o problema depois que ele já se instalou.

    Compartilhe essa matéria via:
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.