saudeLOGO Created with Sketch.

Dia D de vacinação da gripe acontece neste sábado em todo o Brasil

Os postos de saúde estarão abertos para os grupos de risco receberem a vacina contra o influenza. Veja quem deve tomar e até quando vai a campanha de 2018

Neste sábado (12 de maio), acontece o Dia D da gripe de 2018, uma ação que faz parte da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza – vírus que causa a doença. Os postos de saúde em todo o Brasil estarão abertos para aplicar a vacina nos integrantes dos chamados grupos de risco (ou prioritários). São eles:

Para conseguir sua dose, basta ir ao posto de saúde mais próximo de sua casa. O ideal é ter a caderneta de vacinação em mãos.

Neste ano, o Ministério da Saúde espera imunizar 54,4 milhões de pessoas até o final da campanha, dia 1º de junho. Até o dia 9 de maio, 13,6 milhões de brasileiros haviam recebido duas doses. Além disso, foram registrados 1 005 casos de influenza em todo o território nacional até o dia 5 de maio, com 158 mortes.

Apesar de não ser uma doença letal na maioria dos casos, os grupos prioritários são mais suscetíveis a complicações. Caso sejam infectados, o vírus pode abrir espaço para condições sérias, como uma pneumonia, e até mesmo matar.

Por isso é tão importante que esses indivíduos em específico recebam a dose. Mas todos os brasileiros se beneficiam do imunizante – quem está fora dos grupos de risco consegue receber a injeção em clínicas privadas.

Ainda segundo o Ministério da Saúde, a vacina trivalente, disponível na rede pública, protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul (H1N1, H3N2 e influenza B), seguindo determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Não deixe de se proteger!