Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Como aliviar a dor de garganta infecciosa?

Pastilha com analgésico e anti-inflamatório ajuda a reduzir os sintomas da faringite causada por vírus ou bactéria

Por Abril Branded Content
Atualizado em 8 Maio 2023, 18h49 - Publicado em 8 jun 2017, 18h10
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Sabe aquela dor de garganta incômoda que muitas vezes acompanha uma gripe ou um resfriado? Chamada pelos médicos de faringite infecciosa, ela é, como o próprio nome sugere, um sintoma de infecção na região da faringe, na grande maioria dos casos causada por vírus ou bactérias.

    “Muitas vezes a infecção viral pega também a região das amígdalas e é chamada de faringoamigdalite”, explica a otorrinolaringologista Renata Dutra de Moricz.

    Esse tipo de infecção é mais comum entre o outono e o inverno porque é nessa época de ar seco que esses microrganismos mais se proliferam. Além disso, especialmente no outono, ocorrem muitas mudanças de temperatura que prejudicam a mucosa respiratória e a imunidade das pessoas, o que também facilita o ataque de vírus e bactérias. A exposição a ambientes com ar condicionado muito forte é outro fator prejudicial à saúde.

    “A garganta tem cílios que funcionam como defesa do organismo”, afirma Renata. “Quando a temperatura cai bruscamente, o movimento desses cílios diminui e a defesa do organismo fica enfraquecida”, explica.

    O que fazer?

    O tratamento da faringite ou amigdalite depende, primeiramente, de o médico identificar o microrganismo que está causando a infecção.

    Continua após a publicidade

    “Normalmente, a infecção bacteriana apresenta pus na faringe ou na amígdala”, afirma Renata. Se for esse o caso, o médico pode indicar um antibiótico associado a um anti-inflamatório e/ou analgésico, para aliviar a dor ainda durante o tratamento. Por outro lado, se a infecção for viral, a recomendação é tratar apenas os sintomas, mais uma vez com analgésicos ou anti-inflamatórios.

    Além disso, a otorrinolaringologista afirma que pastilhas com propriedades analgésicas e anti-inflamatórias podem ser grandes aliadas para aliviar a dor dos pacientes. “Esse tipo de pastilha é muito mais eficiente do que a simplesmente anestésica, que raramente tem efeito sobre a faringe”, diz.

    Isso acontece porque a saliva da pessoa que utiliza uma pastilha anti-inflamatória transporta o medicamento até a garganta, o que rapidamente pode aliviar o sintoma de dor. Esse é o caso da pastilha Strepsils(*). Composta por flurbiprofeno, tem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias que aliviam rapidamente os sintomas, como dor, inchaço e dificuldade para engolir. Sua ação começa a partir de 15 minutos e dura por até três horas.

    Continua após a publicidade

    Outras dicas para aliviar esse incômodo são hidratar a garganta tomando bastante água e evitar substâncias irritantes, como pimenta, vinagre e frutas cítricas. Também vale a pena utilizar produtos naturais com mel e própolis e, sempre que possível, evitar ambientes com ar condicionado.

     

    (*)STREPSILS® (flurbiprofeno) M.S. 1.7390.0003. Indicado para alívio da inflamação da garganta. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Junho/2017.

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.