Inverno: Revista em casa a partir de 10,99

Atenolol: bula, para que serve e como usar

Remédio age principalmente em receptores presentes no coração, reduzindo a frequência cardíaca de pacientes com hipertensão

Por Lucas Rocha Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
11 out 2024, 14h00
saude-medicina-medicamento-remedio-hipertensao-pressao-alta-atenolol
Atenolol é utilizado no tratamento da pressão alta (Foto: Ksenia/Unsplash)
Continua após publicidade

O atenolol é um medicamento usado no tratamento da hipertensão arterial, doença que afeta mais de 30 milhões de pessoas no Brasil, de acordo com a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp).

A doença não tem cura, mas pode ser controlada a partir da combinação de mudanças no estilo de vida com a utilização de medicamentos. O atenolol faz parte desse esquema, e é ofertado gratuitamente no país pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O composto também é comercializado em farmácias com diversos nomes, como Atenol, Ablok, Angipress, Telol, Ateneo, Plenacor, entre outros.

+ Leia também: Estes exercícios são os melhores para controlar a pressão

O que é o atenolol?

O atenolol é um medicamento de uso contínuo que atua sobre receptores localizados no coração e na circulação, reduzindo a pressão arterial, como explica o médico cardiologista Pablo Cartaxo, do Hospital Nove de Julho.

“É uma medicação do grupo dos betabloqueadores, que age bloqueando alguns dos receptores da adrenalina e noradrenalina no corpo. O composto tem efeito principalmente nos receptores presentes no coração, onde reduz a frequência cardíaca, e nos vasos sanguíneos, amenizando sua constrição e, por consequência, a pressão arterial”, resume Cartaxo.

Para que serve o atenolol

Além de ser utilizado no tratamento de hipertensão, o atenolol é útil para o controle de sintomas em pessoas com angina.

“É a dor no peito que ocorre nos indivíduos que, por algum motivo, possuem um desbalanço entre a oferta e demanda de sangue para o músculo do coração, a exemplo dos pacientes que possuem doença coronariana crônica“, explica o médico.

Continua após a publicidade

Além disso, o fármaco também é um recurso habitual para controle de frequência cardíaca em quadros de arritmias ou mesmo para prevenção de crises em portadores de enxaqueca.

“Importante destacar que o atenolol não é o betabloqueador de escolha em portadores de insuficiência cardíaca que apresentem função cardíaca reduzida. Nesse contexto, é melhor usar outros medicamentos da mesma classe”, detalha o cardiologista.

+ Leia também: Parada cardíaca x ataque cardíaco: eles não são a mesma coisa

Como tomar o atenolol?

O atenolol pode ser encontrado na forma de comprimidos de 25mg, 50mg ou 100mg.

“Para o tratamento da hipertensão arterial a dose usual do atenolol é de 25mg podendo chegar a 100mg por dia com aumento gradativo, que deve ser orientado por médico responsável a depender da resposta do paciente, e ser tomada uma vez ao dia ou dividida de 12 em 12 horas”, afirma Cartaxo.

Já para o tratamento de angina, arritmias e enxaqueca a dose usual é de 25mg a 100mg, uma vez ao dia, acrescenta o médico.

Continua após a publicidade

Contraindicações

O medicamento não deve ser utilizado em crianças, de acordo com a descrição em bula. “O atenolol é contraindicado na gravidez, por estar associado a riscos ao feto, podendo causar restrição de crescimento e baixo peso ao nascer”, afirma Cartaxo.

“Durante a amamentação seu uso deve ser criterioso e sempre avaliado pelo médico responsável. Devido à excreção no leite materno, há estudos que identificaram risco de bradicardia e hipotensão no bebê, sendo preferível outros anti-hipertensivos com melhor perfil de segurança, caso possível”, acrescenta.

Outras restrições incluem tipos específicos de arritmias, além de doenças como insuficiência cardíaca descompensada e doença arterial obstrutiva periférica.

“Atenção especial deve ser dada a pacientes portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica e portadores de asma, pois o atenolol pode exacerbar crises, sendo preferível nestes casos o uso de outros betabloqueadores”, frisa o cardiologista.

+ Leia também: Sopro no coração: por que ele acontece?

Efeitos colaterais do atenolol

Os eventos adversos mais comuns são:

Continua após a publicidade
  • Batimentos lentos do coração
  • Mãos e pés frios
  • Alterações gastrointestinais
  • Humor deprimido
  • Cansaço excessivo.

Bula: atenolol

A utilização de remédios deve ser acompanhada da orientação de profissionais de saúde.

A bula do atenolol, disponibilizada online pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), reúne um conjunto de informações úteis sobre a medicação: acesse aqui.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA DE INVERNO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.