Depois de uma pausa devido à pandemia, a Hospitalar, maior evento de saúde do Brasil, voltou a acontecer em São Paulo no mês de maio.
A feira animou a indústria e os profissionais, que se reuniram em peso para apresentar novidades e discutir os progressos acelerados pelos tempos de Covid-19. “Podemos dizer que, nesses dois anos de hiato, tivemos pelo menos o equivalente a seis anos de avanços”, afirma Eduardo Paes de Barros, diretor de Healthcare Business da Informa Markets Brasil, empresa responsável pela Hospitalar.
Entre os destaques de 2022, o evento inaugurou um setor dedicado à medicina laboratorial. “É uma área em expansão, que investe em tecnologia, e há essa demanda por uma integração maior com o mercado da saúde”, nota Milva Pagano, diretora-executiva da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed).
Destaques da Hospitalar
Uma amostra das centenas de invenções e tendências apresentadas:
Máscara sob medida: Para encaixar melhor o acessório no rosto, a Philips exibiu o Mask Selector, que usa tecnologia de ponta para analisar rostos e selecionar modelos.
+ Veja também: A nova geração de máscaras faciais
Exoesqueletos: A Rede Lucy Montoro (SP), referência em reabilitação motora, criou dois exoesqueletos robóticos para ajudar pessoas paralisadas a voltarem a andar.
Ultrassom turbinado: Philips e Fujifilm têm novidades que modernizam o exame, seja pela portabilidade, com aparelhos menores, seja pela qualidade da imagem obtida.
Algoritmização: A transformação puxada pela inteligência artificial e pautada em melhor uso dos dados de saúde é um movimento que só tende a se expandir.
Fonte: Guilherme Hummel, especialista em medicina digital e coordenador científico da Hospitalar