Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

5 perguntas que todo mundo precisa fazer ao médico

Elas foram listadas dentro de um manual internacional que visa evitar tratamentos desnecessários

Por Thiago Nepomuceno
Atualizado em 7 nov 2017, 13h03 - Publicado em 5 nov 2016, 17h00
Quando ir ao médico
A decisão por um ou outro tratamento deve envolver o paciente. (Foto: Alex Silva/A2 Estúdio)
Continua após publicidade

Em 2012, a fundação American Board of Internal Medicine (ABIM), dos Estados Unidos, lançou a campanha Choosing Wisely (“escolhendo sabiamente”, em tradução livre). O objetivo é levar informações ao público para evitar exames, tratamentos e procedimentos médicos desnecessários — ou seja, que não conferem benefícios reais.

Em outubro de 2016, o Reino Unido também abraçou a causa — e lançou um guia que inclui cinco perguntas que devem ser feitas ao médico antes de se submeter a qualquer terapia. Confira-as:

1) Eu realmente preciso fazer isto?
2) Quais são os riscos ou desvantagens?
3) Quais são os possíveis efeitos colaterais?
4) Existem opções mais simples e seguras?
5) O que acontecerá se eu não fizer nada?

 

A intenção é criar um diálogo franco e aberto, onde a tomada de decisão é feita de maneira compartilhada entre o doutor e o paciente. Ou seja, tanto o lado médico quanto o das experiências do enfermo merecem ser considerados. Para que essa conversa seja fluida, é preciso que o especialista sempre adote as seguintes medidas:

1) Fornecer um diagnóstico, ou então encaminhá-lo a um especialista que possa fazê-lo.
2) Tentar sempre trazer informações sobre a causa ou a origem do problema.
3) Contar sobre a progressão da sua doença.
4) Conversar a respeito de suas opções de tratamento.
5) Descrever o que é provável que aconteça se você aceitar seguir a terapia proposta

Continua após a publicidade

Caso isso não ocorra, cobre o profissional de saúde. Para que essa relação melhore — e, com ela, você consiga incrementos reais na qualidade de vida —, o primeiro passo é ser sincero e demonstrar insatisfação quando sentiu que não foi atendido adequadamente.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.