Imagine descobrir que você está com uma doença séria em uma cabine de auto-atendimento perto de casa. Ou saber por meio de um biossensor se há algum nutriente faltando no organismo.
Parece coisa de filme de ficção, mas estamos falando de avanços que já são realidade ou poderão se tornar muito em breve. Como exemplificamos no quadro abaixo, a tecnologia está por trás de inúmeras boas notícias no universo da saúde.
Diante dos desafios atuais, não dá mais para pensar em um cuidado de qualidade sem desenvolver iniciativas de potencial disruptivo, que usem as ferramentas digitais para resolver os novos e velhos problemas da saúde pública.
Algumas dessas evoluções foram reconhecidas na última edição do Prêmio VEJA SAÚDE & Oncoclínicas de Inovação Médica, que este ano tem duas novas categorias dedicadas a tais avanços — Telemedicina e Plataformas Digitais e Inteligência Artificial na Transformação da Saúde.
O comitê organizador da premiação recebeu centenas de indicações de projetos em 2024, e eles já foram avaliados por um corpo de jurados composto de 40 profissionais, divididos em oito categorias. Os resultados serão anunciados em setembro. É a nata da medicina brasileira trabalhando em prol de um futuro mais tecnológico e saudável.