Outubro Rosa: Revista em casa por 9,90
Continua após publicidade

Efeito sanfona pode prejudicar o coração

O perde-e-ganha de peso constante ameaçaria a saúde cardiovascular. E há pessoas mais sujeitas aos danos dessa variação...

Por Thaís Manarini
10 fev 2017, 11h17
efeito-sanfona
O efeito sanfona aumenta drasticamente o risco de sofrer problemas cardiovasculares (Foto: Eduardo Svezia/)
Continua após publicidade

Você é do tipo que até consegue eliminar alguns quilos, mas logo depois recupera a antiga forma? Bem, isso é popularmente conhecido como efeito sanfona ou iô-iô. Pois uma pesquisa sugere que esse processo constante de emagrece-engorda pode ter um impacto negativo no coração — mesmo entre quem não está acima do peso.

Para chegar a essa relação, pesquisadores do Memorial Hospital of Rhode Island, nos Estados Unidos, dividiram 158 063 mulheres na pós-menopausa em quatro categorias: peso estável, ganho de peso constante, emagrecimento estável e peso variável (o tal do efeito iô-iô). As participantes foram seguidas por cerca de dez anos.

Depois desse tempo todo, os autores notaram o seguinte: as voluntárias com peso normal no início da experiência que emagreceram e depois recuperaram os quilos eliminados apresentavam uma probabilidade 3,5 vezes maior de morrer por parada cardíaca do que aquelas que mantiveram o peso estável do início ao fim da pesquisa.

Leia também: Como emagrecer sem efeito sanfona

Continua após a publicidade

Curiosamente, não houve aumento de risco de morte entre quem ganhou peso e não conseguiu exterminá-lo nem entre as mulheres consideradas obesas ou com sobrepeso e que passaram por essa variação na balança. Aquelas que enxugaram as medidas e se mantiveram magras também permaneceram com o coração protegido.

Mas o principal autor do trabalho lembrou que a pesquisa foi feita só com mulheres e todas estavam na pós-menopausa. Portanto, ainda não dá para dizer que os resultados se aplicam a todo mundo, como homens e moças mais jovens.

Fora que os dados ainda não estabelecem uma relação direta entre as duas situações. De qualquer maneira, esse sinal de alerta é mais um motivo para manter a alimentação equilibrada e os exercícios em dia quando o excesso de peso vai embora.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.