Clique e assine VEJA SAÚDE por R$ 6,90/mês

Um sapatinho para o pé se desenvolver direito

Seu solado tecnológico promete benefícios à musculatura da região

Por Thaís Manarini - Atualizado em 19 jun 2020, 14h54 - Publicado em 25 jun 2020, 08h54

Ao descobrir que seria tia, Ana Paula Lage, Ph.D. em design, decidiu focar suas pesquisas no universo dos calçados infantis. O primeiro passo foi entender como os pés se desenvolvem. “Ao andar apenas em superfícies retas e duras, a criança cresce com a musculatura fraca”, conta. Lá na frente, isso pode prejudicar joelho, coluna e quadris.

Desses estudos surgiu o Noeh, sapatinho com palmilha e solado que prometem ativar mais a musculatura e facilitar a formação da curva do pé — essencial ao sistema musculoesquelético.

Ele foi testado por 24 crianças de 11 a 17 meses no Laboratório de Análise do Movimento da Universidade Federal de Minas Gerais. “A fluidez da marcha se mostrou bem parecida com aquela que a criança teria descalça”, conta Sérgio Teixeira da Fonseca, coordenador do laboratório. “Pode ser que o sapato traga benefícios no futuro, mas precisamos de mais pesquisas para bater o martelo”, completa.

Vale lembrar que o calçado, vendido na loja virtual da marca, foi pensado para o bebê urbano, que passa menos tempo descalço e pisa em superfícies planas.

Continua após a publicidade
Foto: Elke Van de Velde/Getty Images | Ilustrações: Rodrigo Damati/SAÚDE é Vital

 

Ilustrações: Rodrigo Damati/SAÚDE é Vital
Publicidade