Um importante estudo com semaglutida, o princípio ativo do Ozempic e do Wegovy, acaba de ser publicado na renomada revista New England Journal of Medicine, avaliando seu efeito na osteoartrite de joelhos.
A condição, que causa dores intensas, é uma das complicações do excesso de peso.
No trabalho, foram incluídos 407 participantes com idade média de 56 anos, sendo 80% mulheres, todos com obesidade e com sinais clínicos e radiográficos de osteoartrite de joelhos, com dor moderada ou intensa.
O índice de massa corporal (IMC) médio era de 40 Kg/m2, sendo que a grande maioria tinha IMC acima de 35, configurando obesidade graus 2 e 3. O peso médio dera de 108 Kg. Eles foram divididos entre um grupo que recebeu o medicamento de verdade, outro que tomou placebo.
BUSCA DE MEDICAMENTOS
Consulte remédios com os melhores preços
Durante um acompanhamento de 18 meses, a redução de peso com semaglutida 2.4 mg subcutânea semanal, a dose do Wegovy, foi de 13,7% ao passo que o grupo placebo perdeu apenas 3,2%.
Vale destacar que todos receberam orientações alimentares e de atividade física regular.
A redução média da circunferência abdominal no grupo do medicamento foi de 13 centímetros. E o escore de dor, que varia de 0 a 100, mostrou uma melhora expressiva e significante entre eles.
No início do estudo o escore médio era de 72 pontos e, ao final do estudo, o índice caiu 42 pontos com a semaglutida.
Em paralelo, houve melhora expressiva da avaliação de qualidade de vida e redução da necessidade de medicamentos analgésicos.
Em geral, os efeitos colaterais mais comuns foram os gastrointestinais, de intensidade leve a moderada e de transitória. Os mais comuns foram náusea e desconforto abdominal, mas, via de regra, o remédio foi bem tolerado.
+Leia também: Qual a diferença entre Wegovy, Ozempic e Rybelsus?
O mecanismo exato do benefício não foi estudado no estudo, mas certamente a grande redução do peso corporal justifica boa parte do resultado.
Vale destacar que outro estudo semelhante, conduzido com liraglutida (nome comercial Saxenda), outro medicamento da mesma classe, não promoveu melhora dos sintomas de dor nos joelhos em pessoas com sobrepeso ou obesidade.
Isto provavelmente se deve ao fato de que a redução do peso corporal é menos expressiva com esta outra droga.
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsAppOs autores apontam outra justificativa para o benefício de semaglutida na redução das dores nos joelhos seja sua ação anti-inflamatória. Ora, a osteoartrite de joelhos é uma espécie de desgaste e inflamação crônica nestas articulações.
Esta condição é muito frequente naqueles acima do peso e pode trazer dores, dificuldade de andar, deformidades e redução importante na autonomia. Isto afeta até questões psicossociais dos pacientes e de sua família.
Enfim, este estudo abre um novo horizonte para melhora da qualidade de vida de pessoas com obesidade e problemas nos joelhos. E vale dizer que o medicamento já demonstrou outros efeitos para além do peso, como uma proteção contra infartos e derrames.
Com o avanço destes estudos, espera-se que em breve os órgãos competentes aprovem em bula o seu uso para tratamento de osteoartrite e outras condições nesta população.