Dia das Mães: Assine a partir de 10,99/mês
Imagem Blog

Com a Palavra

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Neste espaço exclusivo, especialistas, professores e ativistas dão sua visão sobre questões cruciais no universo da saúde

O impacto da internet das coisas médicas no home care

Cuidado respiratório é um dos que mais se beneficiam da evolução tecnológica

Por João Paulo Silveira, fisioterapeuta cardiorrespiratório*
Atualizado em 4 set 2023, 09h28 - Publicado em 4 set 2023, 09h21
tecnologia-ventilacao-mecanica
Internet das coisas permite troca de informações rápida e confiável entre objetos e máquinas  (VEJA SAÚDE/SAÚDE é Vital)
Continua após publicidade

A rápida evolução das tecnologias tem tido um impacto transformador em várias esferas da sociedade.

Um dos desenvolvimentos mais notáveis é na medicina, especialmente no campo emergente da internet of medical things (IoMT), ou internet das coisas médicas. A internet das coisas é um termo que engloba a interconexão entre objetos, capazes de trocar informações entre si.

A IoMT tem revolucionado a forma como tratamos e monitoramos doenças crônicas, como as respiratórias, em especial quando falamos do cuidado domiciliar.

Em 2022, apresentei um estudo no congresso da European Respiratory Society (ERS), que trouxe à tona um marco nessa jornada, demonstrando a eficácia do telemonitoramento baseado na IoMT para a melhoria de pacientes que necessitam de ventilação mecânica.

O projeto foi executado ao longo de um ano, com 110 pacientes participantes, sendo 75% deles em uso de ventilação mecânica invasiva (intubados) e 25% utilizando interfaces oronasais.

Continua após a publicidade

A análise considerou uma ampla gama de enfermidades, incluindo patologias neurológicas, neuromusculares e pulmonares.

Como fundamento, o estudo traz a capacidade da internet das coisas médicas de conectar os aparelhos de ventilação mecânica a profissionais de saúde remotamente, permitindo um monitoramento contínuo e em tempo real, e intervenções precoces quando necessário.

Neste período, 63% dos pacientes experimentaram melhorias clínicas relacionadas à ventilação mecânica graças ao telemonitoramento.
Além disso, a tecnologia trouxe uma redução significativa, de até 45%, nas despesas para as fontes pagadoras. Isso desencadeia oportunidades para ampliar a cobertura dos planos de saúde e diminuir a demanda por leitos hospitalares.

Continua após a publicidade

+ Leia também: A era da consulta virtual

O impacto positivo motivou um desdobramento da investigação. Este ano, apresentamos na edição de 2023 do congresso da ERS a segunda fase do estudo. Mais de 225 pacientes participaram, e, novamente, obtivemos resultados consistentes: 171 demonstraram melhorias clínicas e 22 foram liberados do tratamento.

Sendo assim, 85% do público monitorado pôde sentir os benefícios desta prática, uma vez que os ajustes ventilatórios guiados por profissionais remotos otimizaram o conforto e permitiram a sincronia entre paciente e máquina, além da antecipação de complicações eminentes.

Continua após a publicidade

O sucesso dessas pesquisas não apenas valida a eficácia da IoMT, mas também sugere um horizonte otimista para a assistência médica domiciliar no Brasil. Trata-se não apenas de transmitir conhecimentos médicos especializados, mas também de mitigar erros, agilizando ajustes e proporcionando um tratamento mais humanizado e personalizado.

Além das melhorias para os pacientes, as operadoras de saúde também se beneficiam, ao otimizar recursos financeiros e expandir a oferta de atendimento em todo o país.

A acessibilidade física não precisa mais ser um obstáculo para a oferta de assistência médica de qualidade, assim o cuidado se torna mais eficaz, acessível e, acima de tudo, mais humano.

Continua após a publicidade

* João Paulo Silveira é fisioterapeuta cardiorrespiratório pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), fundador da Domicile Home Care e sócio da holding Plural Care

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.