Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Com a Palavra

Por Blog Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Neste espaço exclusivo, especialistas, professores e ativistas dão sua visão sobre questões cruciais no universo da saúde
Continua após publicidade

Março borgonha: hora de renovar o olhar sobre o mieloma múltiplo

No mês de conscientização sobre a doença, líder de associação de pacientes expõe a necessidade de ampliar acesso ao tratamento

Por Rogério Oliveira, presidente da ABRAMM*
30 mar 2024, 09h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Para quem não sabe, o mieloma múltiplo é um tipo de câncer que se desenvolve na medula óssea devido ao crescimento descontrolado dos plasmócitos, uma das famílias de glóbulos brancos. A doença representa de 1 a 2% de todos os cânceres e 15% dos tumores hematológicos.

    Ela costuma ser mais comum com o avançar da idade, o que não significa que apenas idosos terão o problema. O tratamento engloba diversas abordagens, entre elas quimioterapia, transplante de medula e, mais recentemente, imunoterapia e terapia celular. 

    Nós, da Associação Brasileira de Mieloma Múltiplo (ABRAMM), instituímos a campanha Março Borgonha em 2018 com o objetivo de conscientizar os cidadãos sobre essa condição e fomentar a defesa dos direitos dos pacientes. Nos últimos anos, temos trabalhado especialmente para aprovar projetos de lei em âmbito estadual e federal que viabilizem o acesso a um tratamento mais efetivo e moderno.

    A cada ano, apresentamos um novo slogan para o movimento a fim de engajar a comunidade na participação de nossas ações. Em 2024, o lema é “Quem somos e o que queremos”. O centro do debate são as questões de acesso ao tratamento. Ora, não basta assistirmos ao avanço da medicina, é preciso que seus frutos estejam ao alcance dos pacientes brasileiros.

    A campanha engloba diversas atividades, entre elas a divulgação de informações sobre a doença nas Linhas Vermelha, Verde e Azul do Metrô de São Paulo, além de rodas de conversa sobre as expectativas para o controle do mieloma múltiplo, transmitidas pelas redes sociais, envolvendo médicos especialistas e membros da associação.

    Continua após a publicidade

    Seguimos na luta para que nosso país esteja mais sensível às necessidades dessa comunidade de pacientes e familiares. Com o acesso aos recursos certos, no tempo certo, estaremos salvando vidas.

    Compartilhe essa matéria via:

    * Rogério Oliveira é presidente da Associação Brasileira de Mieloma Múltiplo (ABRAMM)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.