Descontaço! Revista em Casa por R$ 9,90
Imagem Blog

Com a Palavra

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Neste espaço exclusivo, especialistas, professores e ativistas dão sua visão sobre questões cruciais no universo da saúde

Saiba como prevenir o câncer de cabeça e pescoço — algo possível e urgente

Campanha Julho Verde promove a conscientização sobre o tumor que avança pelo Brasil

Por Melissa Medeiros, fundadora e presidente voluntária da ACBG Brasil*
10 jul 2025, 08h00
saude-medicina-doencas-amigdalite-cancer-cabeca-pescoco
Atenção aos sintomas do problema é essencial (Foto: Freepik/Divulgação)
Continua após publicidade

A informação ainda é a nossa melhor aliada quando se trata de prevenir o câncer de cabeça e pescoço. Há uma chance real de reverter a crescente incidência desses tumores no Brasil.

Para isso, é preciso conscientizar a todos dos danos causados ao corpo pelo uso do tabaco em todas as suas formas, pelo consumo de bebidas alcoólicas em excesso e pela má alimentação. Vale destacar, ainda, um pilar importante contra a doença: a vacinação de adolescentes e jovens contra o HPV.

Falo com a propriedade de quem já passou por isso. Sou sobrevivente de um câncer de laringe e, hoje, dedico minha vida, por meio da ACBG Brasil, à missão de ampliar o acesso à informação, ao diagnóstico precoce, ao tratamento de qualidade e à reabilitação dos pacientes em tempo certo.

Ao longo do mês, a campanha Julho Verde promove a conscientização sobre o agravo. Damos visibilidade a essa causa com a realização da Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço, que em sua 9ª edição traz o tema “Da boca aos pulmões: inspire prevenção, expire saúde”.

A mensagem chama atenção para os fatores de risco, os sinais de alerta e a importância da prevenção. O objetivo é simples e urgente: salvar vidas.

+ Leia também: Ele era um marco do rádio gaúcho, e então um tumor levou sua voz

Desafios

Um dos maiores entraves no enfrentamento da doença é o diagnóstico tardio. Na maioria dos casos no Brasil, o tumor é identificado quando já está em estágio avançado. Uma dificuldade associada principalmente pela falta de atenção aos sintomas iniciais.

Continua após a publicidade

Por isso, é fundamental procurar um médico diante de sinais como ferida na boca que não cicatriza por mais de 15 dias, dor ou dificuldade para engolir, rouquidão e tosse persistente, nódulo no pescoço ou qualquer alteração estranha na região.

O câncer de cabeça e pescoço é especialmente complexo e, ao mesmo tempo, sensível. Os locais do corpo em que a doença se instala são muito próximos entre si.

Isso significa que, quando a doença avança, pode comprometer várias estruturas em uma tacada só, exigindo tratamentos mais agressivos e mutiladores, com sequelas físicas, estéticas e funcionais graves e irreversíveis, como a perda da fala.

Entre os principais fatores de risco estão o tabagismo, que inclui o cigarro eletrônico e o comum, e o narguilé, e o consumo de álcool.

Continua após a publicidade

Mas há um terceiro fator que merece atenção crescente: a infecção pelo papilomavírus humano (HPV). O agravo tem contribuído para o aumento dos casos de câncer de cavidade oral em pessoas jovens, inclusive no Brasil.

Essa tendência pode ser revertida com a vacinação, disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente para meninas e meninos de 9 a 14 anos, e com o uso de preservativos.

+ Leia também: Dor na nuca: veja 10 possíveis explicações para o incômodo

Outro ponto importante é o cuidado com a exposição solar sem proteção especialmente na infância e adolescência, que eleva o risco de câncer de pele — tanto o melanoma quanto o não melanoma, este último o mais comum entre os brasileiros.

Esses tumores também afetam frequentemente a região da cabeça e pescoço, podendo aparecer nos lábios, nariz, pálpebras e couro cabeludo.

Continua após a publicidade

Além disso, é fundamental ter atenção às metástases pulmonares — uma complicação possível nos casos de câncer de cabeça e pescoço. Quando o tumor se espalha para os pulmões, o tratamento se torna ainda mais complexo e os riscos aumentam significativamente.

O tratamento do câncer de cabeça e pescoço envolve uma abordagem multidisciplinar, com cirurgias, radioterapia, quimioterapia e imunoterapia. Essa é apenas a primeira parte.

Após o combate ao tumor, é preciso investir em um conjunto de reabilitações, com o apoio de nutricionista, fonoaudiólogo, dentista, psicólogo e assistente social.

Vale lembrar que toda decisão terapêutica depende da localização do tumor, idade, condições clínicas e estágio da doença. E, mesmo com todo o esforço, o impacto na qualidade de vida do paciente é profundo e permanente.

Continua após a publicidade

Neste Julho Verde, a ACBG Brasil convida toda a sociedade a se unir a essa causa. Inspire prevenção. Expire saúde. Fale com os jovens sobre a vacina contra o HPV. Apoie quem está em tratamento. Esteja atento aos sinais. Vamos, juntos, fazer com que a informação salve mais vidas.

*Melissa Medeiros é fundadora e presidente voluntária da Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço (ACBG Brasil).

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.