PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Com a Palavra

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Neste espaço exclusivo, especialistas, professores e ativistas dão sua visão sobre questões cruciais no universo da saúde
Continua após publicidade

Farmácia: um manual para os usuários

Drogarias passarão a ofertar um número maior de exames, sem falar em vacinas e outros serviços à saúde. Como tirar proveito dessa tendência?

Por Cesar Bentim, consultor do setor de saúde*
7 jun 2023, 16h32
pessoas comprando numa farmácia
Redes de farmácias começam a operar como polos de cuidados com a saúde.  (Foto: Tbel Abuseridze/ Unsplash/Divulgação)
Continua após publicidade

Você sabe usar a sua farmácia? Aliás, você tem uma farmácia de escolha?

Parece que não, mas essa é uma escolha nem sempre tão óbvia. Primeiro porque o nosso país superou a marca das 90 000 espalhadas por todo o território nacional.

Verdade seja dita, com uma concentração maior nos grandes centros, mas a cobertura nos municípios pequenos vem crescendo com o tempo.

Mas não é só pelo volume expressivo de opções que nossa escolha pode se tornar mais complexa. A competitividade observada nesse setor vem se elevando e a atenção dispensada ao cliente pelos profissionais que ali trabalham vêm ganhando destaque.

O preço praticado e bons descontos servem em boa medida para atrair interessados. Prover uma boa oferta de diversos produtos também, incluindo aí medicamentos e produtos de todos os tipos – sob prescrição médica, isentos de prescrição médica, suplementos, dermocosméticos… Mas não só!

Continua após a publicidade

É importante nos atentarmos cada vez mais para o fato de que a farmácia está em transformação, passando a ser um ponto de referência dentro do sistema de saúde.

E isso não é futuro, é para já!

Senão, vejamos: hoje você já encontra nesses estabelecimentos o profissional de farmácia, alguém com conhecimento técnico e capacitado a transmitir uma série de informações sobre o tratamento prescrito pelo médico ou mesmo tirar dúvidas para o uso de um MIP (medicamento isento de prescrição) ou de um suplemento probiótico, por exemplo.

Continua após a publicidade

Isso sem citar a “atenção farmacêutica”, já disponível. Mas está por vir o aumento de testes possíveis de serem realizados nas farmácias, medida recentemente aprovada pela autoridade regulatória e que tem bom potencial de ampliar o acesso aos exames para a população.

Outro destaque que vem ganhando vulto é o aumento importante no processo de vacinação, com uma série de imunizantes agora fornecidos e aplicados nas drogarias.

BUSCA DE MEDICAMENTOS Informações Legais

DISTRIBUÍDO POR

Consulte remédios com os melhores preços

Favor usar palavras com mais de dois caracteres
DISTRIBUÍDO POR
Continua após a publicidade

Além das mais de 90.000 farmácias físicas, as redes também estão cada vez mais digitais, crescendo em sua maturidade nas relações com seus clientes, oferecendo cada vez mais conveniência e serviços.

Mas e nós? Sabemos como extrair de uma farmácia o seu melhor para nos apoiar em nossa jornada pela manutenção da saúde?

Notadamente, esses estabelecimentos estão se preparando para nos atender… No entanto, acredito que nossa relação com a farmácia precisa ir além da simples compra, evoluindo para uma relação mais próxima e colaborativa.

Continua após a publicidade

Fica uma reflexão sobre nossas escolhas na busca pela saúde plena. E, nesse quesito, me parece que a farmácia vem se capacitando para estar ao lado de seus clientes, auxiliando-os nessa jornada imprescindível aos brasileiros.

Compartilhe essa matéria via:

* Cesar Bentim é publicitário e profissional de marketing, consultor e empreendedor no segmento de saúde e fundador da consultoria Artegist Healthcare Consulting, com sede em São Paulo e filial em Lisboa

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.